gasparvereadores

Em visita de cortesia, a Delegacia Geral da Polícia Civil recebeu na tarde desta quarta-feira (24), em Florianópolis, os vereadores de Gaspar, no Vale do Itajaí, José Hilário Mellato e Ciro André Quintino.

Eles foram recebidos pelo Delegado Geral Paulo Koerich. No encontro, foram tratados assuntos relacionados a melhorias da Polícia Civil no município. Os vereadores também elogiaram o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil em Gaspar.

WhatsApp Image 2021 02 22 at 18.11.53

Os principais resultados da atuação policial como a queda da criminalidade em Santa Catarina, a forma de gestão na segurança pública e as ações do Planejamento Estratégico da Polícia Civil foram pontuados nesta segunda-feira (22) pelo Delegado Geral, Paulo Koerich, em reunião na Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

Koerich participou do encontro a convite da Acib e também fez um balanço da gestão em 2020 a frente do Colegiado de Segurança Pública e Perícia Oficial, que presidiu no ano passado. Citou avanços na área, principalmente na gestão e autonomia das instituições de segurança pública.

Em seguida, destacou a queda dos principais indicadores de criminalidade no Estado em 2019 e em 2020. Um dos pontos ressaltados pelo Delegado Geral foi a necessidade da busca conjunta para as ações de prevenção aos feminicídios.

“Em Santa Catarina temos 100% dos feminicídios solucionados. Mas não adianta apenas as polícias e a segurança fazerem a sua parte. Esta questão diz respeito a todos nós, como cidadãos, que temos que nos envolver, porque sozinhos não vamos vencer”, conclamou à diretoria da Acib, que acompanhou a reunião por webconferência.

Avanço tecnológico

Paulo Koerich ainda apresentou as dimensões do Planejamento Estratégico da Polícia Civil 2019/2023. Um dos pontos observados foi a revolução digital da Polícia Civil, com a criação de plataformas próprias, o EAD na Acadepol, o PCSC WebConf, a ampliação da Delegacia Virtual, a perspectiva do inquérito policial digital, entre outras frentes.

No balanço foram apresentados pontos relacionados à estrutura policial e perspectivas, como a aquisição de novo armamento para a Polícia Civil, questões de reformas e projetos de obras para unidades policiais.

O Delegado Geral destacou mobilizações específicas em Blumenau, como as ações para a nova sede da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), a reforma da 1ª DP, as salas novas para a 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR) e um novo espaço para a 2ª DP e a CPP que estão em andamento.

A reunião da Acib foi presidida pelo vice-presidente da Acib, Renato Medeiros. O presidente da Acib, Avelino Lombardi, também acompanhou online.

Pela Polícia Civil, também participaram o Delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti e o gerente de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, Delegado de Polícia Fernando Lúcio Mendes.

WhatsApp Image 2021 02 22 at 18.12.15

WhatsApp Image 2021 02 22 at 18.12.50

Logo novo PNG

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a Polícia Civil terá mudança no comando da 3ª Delegacia Regional. O Delegado de Polícia Rodrigo Marchetti assumirá o cargo na segunda-feira (22). Marchetti já foi Delegado Regional de Blumenau e a posse deverá ocorrer na próxima semana.

A alteração trata-se de um processo normal de gestão na parte administrativa. O então Delegado Regional de Blumenau, Isomar Amorim, retornará para a titularidade da 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau.

brasaoo

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (18) um homem de 21 anos por maus tratos contra dois cães, em Blumenau.

A prisão ocorreu em apoio à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau (SEMMAS) após os agentes públicos verificarem uma denúncia no bairro Velha Grande.

No local, os policiais civis se depararam com um cão da raça rottweiller desnutrido e com ferimentos pelo corpo, em local insalubre, sem água ou comida. No interior da residência havia mais um filhote de cachorro sem raça definida, que também estava magro.

Indagado, o tutor disse que estava desempregado e já havia tentado doar os cães, sem sucesso. Diante da situação de flagrante pelo crime previsto no art. 32, Parágrafo 1º-A, da Lei n. 9.608/98, (praticar maus tratos contra cão), cuja pena é de 2 a 5 anos de reclusão, o auto de prisão em flagrante foi encaminhado ao Judiciário, que decidirá se o homem responderá preso ou em liberdade.

Os cães foram resgatados e encaminhados para avaliação médica veterinária junto ao CEPREAD, o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos, onde permanecerão até a recuperação e estarem aptos para adoção responsável.

WhatsApp Image 2021 02 18 at 16.38.56

WhatsApp Image 2020 04 08 at 09.36.54 1

Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Civil da Comarca de Ascurra foi acionada para verificar uma possível troca de corpos observada por familiares de uma idosa, cujo velório estava sendo realizado no bairro Ilse, em Ascurra.

Durante o velório, os familiares da idosa perceberam algo estranho, principalmente em relação a aparência física da mulher, e acabaram confirmando que a pessoa velada naquele momento não era de sua família.

A Polícia Civil compareceu ao local do velório e encaminhou as pessoas (familiares e responsáveis pela funerária) para a Delegacia de Polícia para esclarecer o que de fato havia ocorrido e identificar o paradeiro do verdadeiro corpo da idosa moradora de Ascurra.

Durante as diligências, foi possível identificar através de exames papiloscópicos que o corpo da idosa encontrado em Ascurra pertencia a uma família de Presidente Getúlio e que o corpo enterrado na cidade de Presidente Getúlio era da idosa moradora de Ascurra.

As circunstâncias da troca dos corpos e a respectiva investigação prosseguirão na Delegacia de Ibirama, considerando que a suspeita é de que o fato ocorreu nas dependências de um hospital localizado naquela cidade.