Mais de 370 policiais civis, entre delegados, agentes de polícia e escrivães participaram do Desfile alusivo ao Dia da Independência – 7 de setembro, realizado na Av. Beira-Mar Continental, em Florianópolis. Os binômios (homem/cão) representando a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC), órgão responsável pelo treinamento e o emprego de cães em apoio às operações policiais, foram destaques no desfile.
Das 27 viaturas que desfilaram pela Beira-Mar Continental uma em especial chamou a atenção do público: um veículo Jaguar, que foi fruto de uma apreensão realizada em investigação da Delegacia de Lavagem de Dinheiro (DLAV) e um veículo Camaro que foi apreendido durante investigação envolvendo tráfico de drogas.
Dirigida pelo delegado-geral, Ulisses Gabriel, a Polícia Civil de Santa Catarina conta com um efetivo ativo de 3.392 policiais civis, que atuam em 532 unidades policiais, organizadas pelas seguintes Diretorias: Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF), Diretoria de Polícia do Litoral (DPOL), Diretoria de Polícia do Interior (DPOI), Diretoria de Polícia de Fronteira (DIFRON) e a Diretoria de Inteligência (DI). Na estrutura catarinense, há ainda: a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Além do pelotão com os policiais que atuam na Acadepol, unidade responsável pela formação e capacitação dos policiais civis de Santa Catarina, também participaram representantes das equipes especializadas da DEIC e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), órgão da PCSC que atua em situações que exijam uma intervenção armada e tática especializada e diferenciada, também auxiliando as delegacias de polícia em todo o estado.
Neste ano, a Polícia Civil completou 211 anos de criação e possui entre as suas atribuições constitucionais a função de exercer as atividades de polícia judiciária e apurar as infrações penais no âmbito do território estadual.
Além disso, a instituição conta ainda com a atuação do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (CAOAGRO), que atua diretamente na investigação, prevenção e repressão aos crimes contra o agronegócio no Estado.
A instituição dispõe ainda do Serviço Aeropolicial (SAER), que conta com duas aeronaves em operação, uma na região Sul do estado e outra na região de Fronteira, cuja função é de monitoramento e mapeamento aéreo, bem como o auxílio das equipes policiais em terra e o atendimento aeromédico em conjunto com equipes do Serviço de Atendimento em Resgate Aeromédico (SARA).
Outros duas importantes delegacias ativadas neste ano. A primeira delas foi a Delegacia de Proteção Animal da Grande Florianópolis, que é especializada no atendimento de delitos de maus-tratos contra animais domésticos, e a Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital, unidade especializada que foi lançada em função do alto número de registros de boletins de ocorrência envolvendo crime de estelionato.
O Programa Polícia Civil por Elas desenvolve diferentes propostas visando a prevenção e o atendimento adequado às mulheres vitimas de violência no Estado. O desfile foi encerrado com o pelotão formado por policiais e familiares, simbolizando o envolvimento da instituição com a sociedade catarinense.
Dentre os serviços oferecidos pela Polícia Civil ao cidadão destaca-se a Delegacia Virtual, que disponibiliza registros de Boletins de Ocorrência via internet, 24 horas por dia e 7 dias na semana e o Disque-Denúncia 181, um serviço destinado ao cidadão que deseja cooperar com a Polícia por meio de denúncias.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.