Mais de 370 policiais civis, entre delegados, agentes de polícia e escrivães participaram do Desfile alusivo ao Dia da Independência – 7 de setembro, realizado na Av. Beira-Mar Continental, em Florianópolis. Os binômios (homem/cão) representando a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC), órgão responsável pelo treinamento e o emprego de cães em apoio às operações policiais, foram destaques no desfile.
Das 27 viaturas que desfilaram pela Beira-Mar Continental uma em especial chamou a atenção do público: um veículo Jaguar, que foi fruto de uma apreensão realizada em investigação da Delegacia de Lavagem de Dinheiro (DLAV) e um veículo Camaro que foi apreendido durante investigação envolvendo tráfico de drogas.
Dirigida pelo delegado-geral, Ulisses Gabriel, a Polícia Civil de Santa Catarina conta com um efetivo ativo de 3.392 policiais civis, que atuam em 532 unidades policiais, organizadas pelas seguintes Diretorias: Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF), Diretoria de Polícia do Litoral (DPOL), Diretoria de Polícia do Interior (DPOI), Diretoria de Polícia de Fronteira (DIFRON) e a Diretoria de Inteligência (DI). Na estrutura catarinense, há ainda: a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Além do pelotão com os policiais que atuam na Acadepol, unidade responsável pela formação e capacitação dos policiais civis de Santa Catarina, também participaram representantes das equipes especializadas da DEIC e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), órgão da PCSC que atua em situações que exijam uma intervenção armada e tática especializada e diferenciada, também auxiliando as delegacias de polícia em todo o estado.
Neste ano, a Polícia Civil completou 211 anos de criação e possui entre as suas atribuições constitucionais a função de exercer as atividades de polícia judiciária e apurar as infrações penais no âmbito do território estadual.
Além disso, a instituição conta ainda com a atuação do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (CAOAGRO), que atua diretamente na investigação, prevenção e repressão aos crimes contra o agronegócio no Estado.
A instituição dispõe ainda do Serviço Aeropolicial (SAER), que conta com duas aeronaves em operação, uma na região Sul do estado e outra na região de Fronteira, cuja função é de monitoramento e mapeamento aéreo, bem como o auxílio das equipes policiais em terra e o atendimento aeromédico em conjunto com equipes do Serviço de Atendimento em Resgate Aeromédico (SARA).
Outros duas importantes delegacias ativadas neste ano. A primeira delas foi a Delegacia de Proteção Animal da Grande Florianópolis, que é especializada no atendimento de delitos de maus-tratos contra animais domésticos, e a Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital, unidade especializada que foi lançada em função do alto número de registros de boletins de ocorrência envolvendo crime de estelionato.
O Programa Polícia Civil por Elas desenvolve diferentes propostas visando a prevenção e o atendimento adequado às mulheres vitimas de violência no Estado. O desfile foi encerrado com o pelotão formado por policiais e familiares, simbolizando o envolvimento da instituição com a sociedade catarinense.
Dentre os serviços oferecidos pela Polícia Civil ao cidadão destaca-se a Delegacia Virtual, que disponibiliza registros de Boletins de Ocorrência via internet, 24 horas por dia e 7 dias na semana e o Disque-Denúncia 181, um serviço destinado ao cidadão que deseja cooperar com a Polícia por meio de denúncias.
Canais de
Ouvidoria