A Polícia Civil combate o crime através da complexa atividade de Investigação Criminal. Há diversos sistemas de prevenção, entretanto, a Polícia Civil age quando outras barreiras preventivas não deram resultado. A principal atribuição da Instituição é a apuração das circunstâncias do evento criminoso e identificação de seus responsáveis. Para toda unidade policial civil é disponibilizada uma equipe composta por Delegado de Polícia, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia e, a depender do crime, um Psicólogo Policial. Cada um desses profissionais possuem atribuições e especialidades específicas, as quais somadas contribuem significativamente para a elucidação e esclarecimento dos mais diversos crimes.
A atividade investigativa é sigilosa e requer o conhecimento de métodos, técnicas e tecnologias especificas, além do conhecimento jurídico necessário para evitar arbitrariedades e violação de direitos, sendo tudo materializado através de um Inquérito Policial. Após a apuração e elucidação do crime, o Inquérito Policial é encaminhado ao Poder Judiciário, a fim de que o criminoso seja devidamente responsabilizado, devendo a pena ser proporcional ao crime praticado.
Compete também à Polícia Civil, como resultado final das investigações e do processo criminal, o cumprimento dos mandados de prisões expedidos em desfavor daqueles que foram judicialmente condenados. Em última análise, a Polícia Civil preocupa-se com a elucidação dos crimes que ocorrem em nossa sociedade, colaborando diretamente com a defesa dos direitos fundamentais do cidadão.
Canais de
Ouvidoria