Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (25/8), no auditório da Superintendência Regional em Santa Catarina, a Solenidade de Assinatura do Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO-SC.
O evento oficializou a adesão da Polícia Militar de Santa Catarina e a integração, de fato, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen) na FICCO SC, ampliando a atuação conjunta das forças de segurança no enfrentamento às organizações criminosas que representam grave ameaça à ordem pública em Santa Catarina.
Várias autoridades federais, estaduais e municipais estiveram presentes ao ato. Compuseram a mesa de honra da solenidade a Superintendente Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, Aletea Vega Marona Kunde; a Secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina, Danielle Amorim Silva; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Emerson Fernandes; o Policial Penal Federal Jonas Rodrigues, representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais; o Delegado Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes, representante da Polícia Civil da Grande Florianópolis; e o Delegado Nelson Confortin Napp, coordenador da FICCO-SC. Durante a solenidade, foram colhidas presencialmente as assinaturas dos representantes das instituições partícipes.
Em sua fala, a Superintendente Regional da PF em Santa Catarina, Delegada Aletea Marona, destacou que a “FICCO-SC não é apenas uma força-tarefa. É um símbolo de maturidade institucional, de superação de barreiras burocráticas e de alinhamento estratégico entre diferentes esferas de governo. É a demonstração de que, quando o interesse público está em primeiro lugar, as soluções aparecem, os resultados vêm e a sociedade é protegida”.
“A atuação conjunta da FICCO-SC fortalece o enfrentamento às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos crimes patrimoniais e financeiros, e à lavagem de dinheiro, promovendo maior proteção à sociedade catarinense e à segurança pública nacional.”
A partir de hoje, a força-tarefa da FICCO SC passa a ser composta pela Polícia Federal, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Militar de Santa Catarina, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina.
*com informações da Polícia Federal
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.