Florianópolis é palco, nos dias 27 e 28 de novembro, da 9ª edição do Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia – o maior evento nacional voltado ao debate, formação e valorização do protagonismo feminino na segurança pública. Realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), o encontro reúne profissionais das Polícias Civis, Militares e Federais, além de representantes da Polícia Penal, Guardas Municipais, academia e sociedade civil, de todas as regiões do país.
A Polícia Civil de Santa Catarina participa ativamente da programação, com representantes em mesas, painéis e na abertura oficial. O evento promove reflexões sobre assédio institucional, saúde mental, gestão, liderança feminina, além de atividades práticas voltadas ao fortalecimento técnico e emocional das mulheres que atuam na linha de frente da segurança pública.
Representação da PCSC na abertura
Na noite de quarta-feira (27), durante a solenidade oficial de abertura, a Polícia Civil foi representada pela Delegada Mardjoli Valcareggi da Delegacia de Proteção Animal, que esteve presente no ato representando o Delegado-Geral Ulisses Gabriel. A presença institucional reforça o compromisso da PCSC com o incentivo à formação, ao diálogo e à valorização das mulheres nas forças policiais.
Palestras e participações ao longo do evento
A programação do evento conta com diversas participações de policiais civis catarinenses, como a Delegada Patrícia Zimmermann (Coordenadora das DPCAMIs do Estado), a Delegada Micheli Alves Correa Rebelo (Diretora PROCON/SC), a Escrivã Michelle Callazans (PCSC e Vice-Presidente do SINPOL/SC) e a Delegada Mônica Manganelli Coimbra Forcerllini (DRP de Palhoça).
Um espaço de fortalecimento, formação e inspiração
O 9º Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia traz ainda oficinas operacionais, curso de defesa pessoal, vivências práticas, rodas de conversa e lançamento de iniciativas nacionais voltadas à saúde mental e ao combate ao assédio institucional. A edição em Florianópolis consolida o estado como referência no país em políticas de incentivo à participação feminina na segurança pública.
Por meio da presença ativa de suas servidoras, a Polícia Civil de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a equidade, a qualificação contínua e a construção de ambientes institucionais mais seguros, inclusivos e representativos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.