Desde o dia 27 de fevereiro, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIS), está participando da operação “Átria”. A ação está sendo realizada pelas polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal e é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A operação Átria tem o objetivo de combater crimes de violência contra a mulher, em razão de gênero. Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a operação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.
Ações da operação “Átria” em Santa Catarina
Até o momento, em Santa Catarina, por meio da Polícia Civil, a operação “átria” contou com o efetivo de 314 policiais que realizaram diligências por todo o estado. No total, foram atendidas 439 vítimas de violência doméstica familiar e requeridas 339 medidas protetivas de urgência.
No estado catarinense, a ação está sendo desenvolvida em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica, o Ministério Público e o Poder Judiciário.
Primeira fase da operação da PCSC
Na primeira etapa da operação, que começou no dia 27 de fevereiro e foi até o dia 3 de março, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e 56 autos de prisão em flagrante. Além disso, 157 inquéritos policiais foram instaurados, 174 medidas protetivas expedidas e 189 vítimas atendidas.
Ações no Dia Internacional de Mulher
Especialmente na quarta-feira (8 de março), que foi o Dia Internacional da Mulher, as polícias civis de todo o país atuaram, de forma conjunta, na busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações.
No dia 8 de março, diversas ações foram desenvolvidas pela Polícia Civil de Santa Catarina, como cumprimentos de mandados de prisão em desfavor de investigados por violência doméstica; entrevistas concedidas por policiais sobre a conscientização da sociedade sobre a temática; ações de aproximação da Polícia Civil à sociedade catarinense; participação em palestras e em eventos dos municípios, entre outros.
A DPCAMI de São José deu cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva de um homem, indiciado pela prática do crime de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (Art. 24-A da Lei Maria da Penha). Também dentro da programação da Operação ÁTRIA foi realizada uma palestra explorando o tema Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, ministrada pela Agente de Polícia Mickaelen Ramos, para as colaboradoras da Empresa Leroy Merlin, empresa localizada em São José.
Canais de denúncia
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do 180, que atende todo o território nacional e funciona diariamente, 24 horas por dia, ou pelo 181 da Polícia Civil de Santa Catarina.
Operação Átria
Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil, em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.
A Coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso do Estado, delegada de Polícia Patricia Zimmermann D’avila, fala no vídeo sobre a participação da Polícia Civil de Santa Catarina na operação “Àtria”.
Canais de
Ouvidoria