Na quinta-feira (15), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/DEIC), deflagrou operação contra roubo de carga em Curitiba, no estado do Paraná. Com apoio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas do Estado do Paraná, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos documentos e objetos que serão analisados pela Equipe de Investigação.
A investigação, coordenada pelo Titular da DFRC/DEIC, delegado Osnei Valdir de Oliveira, identificou os responsáveis pela subtração de carga de 27 toneladas de óleo vegetal avaliada em R$ 410.000,00. O crime ocorreu no dia 16 de dezembro do ano passado na cidade de Gaspar.
Na ocasião, o motorista responsável pelo transporte da carga apresentou boletim de ocorrência falso, alegando ter sido vítima de um suposto roubo no estado de São Paulo. A investigação concluiu que a versão apresentada pela motorista era falaciosa.
Trata-se de grupo criminoso especializado em furtos de cargas que utiliza como estratégia fretes de longa distância. Com isso, o contratante do frete não tinha conhecimento do furto da carga, pois em tese o motorista estava dentro do cronograma. Da mesma forma, nos fretes escolhidos, o valor do adiantamento do frete era um atrativo.
Durante o trajeto, várias cargas eram carregadas e, em seguida, subtraídas, não cruzando informações entre as gerenciadoras de risco. Ainda, objetivando aprovação junto às agenciadoras, os caminhões e semirreboques eram constantemente transferidos entre os integrantes do grupo. Por fim, enviavam falsos boletins de ocorrências para os contratantes e seguradoras, informando supostos roubos.
Com a produção robusta de provas, a autoridade policial representou por mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.