Na quinta-feira (15), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/DEIC), deflagrou operação contra roubo de carga em Curitiba, no estado do Paraná. Com apoio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas do Estado do Paraná, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos documentos e objetos que serão analisados pela Equipe de Investigação.
A investigação, coordenada pelo Titular da DFRC/DEIC, delegado Osnei Valdir de Oliveira, identificou os responsáveis pela subtração de carga de 27 toneladas de óleo vegetal avaliada em R$ 410.000,00. O crime ocorreu no dia 16 de dezembro do ano passado na cidade de Gaspar.
Na ocasião, o motorista responsável pelo transporte da carga apresentou boletim de ocorrência falso, alegando ter sido vítima de um suposto roubo no estado de São Paulo. A investigação concluiu que a versão apresentada pela motorista era falaciosa.
Trata-se de grupo criminoso especializado em furtos de cargas que utiliza como estratégia fretes de longa distância. Com isso, o contratante do frete não tinha conhecimento do furto da carga, pois em tese o motorista estava dentro do cronograma. Da mesma forma, nos fretes escolhidos, o valor do adiantamento do frete era um atrativo.
Durante o trajeto, várias cargas eram carregadas e, em seguida, subtraídas, não cruzando informações entre as gerenciadoras de risco. Ainda, objetivando aprovação junto às agenciadoras, os caminhões e semirreboques eram constantemente transferidos entre os integrantes do grupo. Por fim, enviavam falsos boletins de ocorrências para os contratantes e seguradoras, informando supostos roubos.
Com a produção robusta de provas, a autoridade policial representou por mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário.
Canais de
Ouvidoria