Polícia Civil deflagra operação “Decretado” e prende quatro pessoas investigadas por homicídio ocorrido em Itajaí

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Itajaí, em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou a operação policial para cumprimento de cinco de mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Regina e Monte Alegre, município de Camboriú. A operação resultou em quatro pessoas presas, um dos investigados morto em confronto com a Polícia e armas e drogas apreendidas.

Operação “Decretado”
Durante as diligências na residência, no bairro Santa Regina, um homem, apontado como executor dos disparos na vítima, reagiu à abordagem e foi morto em confronto. No imóvel foram apreendidos uma pistola, aproximadamente 550g de maconha e balança de precisão. A companheira desse homem se encontrava no local e foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Na residência de outro investigado foi apreendida uma pistola, pedras de crack e uma balança de precisão, sendo o mesmo autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Já nas residências de outros dois investigados foram apreendidos celulares que servirão para aprofundamento das investigações.

Os presos respondem pelo crime de organização criminosa e homicídio qualificado pela emboscada e por motivo torpe, tendo sido encaminhados ao Sistema Penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.

A investigação contou com apoio da Polícia Militar, por meio do 12º BPM; da SIC de Itajaí; das DPCOs de Barra Velha, Balneário Piçarras e Navegantes; da DIC de Balneário Camboriú; dos Núcleos de Operação com Cães (NOC) de Itajaí e Joinville; do SAER Sul da Polícia Civil, e Águia da Polícia Militar.

Entenda o caso
A operação de hoje é desdobramento de inquérito policial referente a um homicídio, ocorrido no dia 6 de março deste ano. Na ocasião, o homem foi alvejado por disparos de arma de fogo na portaria de seu prédio, no bairro Fazenda, em Itajaí, vindo a óbito no local. O autor dos disparos chegou ao local na garupa de uma motocicleta. Segundo apurado, a vítima, integrante de uma facção criminosa, teria descumprido “regras” da organização e, por isso, teria sido “decretada”, jurado de morte, o que motivou o nome da operação policial.

Primeira fase da operação
Na primeira fase das investigações, deflagrada no dia 15 de março deste ano, foi dado cumprimento de mandado internação em face de um adolescente de 17 anos. Segundo apurado, o adolescente teria sido responsável por organizar a emboscada contra a vítima, forjando a compra de um cachorro. O animal se encontrava no colo da vítima no momento dos fatos e também foi alvejado por um disparo em sua pata.

Em continuidade, foram identificados, além do adolescente, outros seis envolvidos no delito, sendo dois executores e quatro lideranças locais da facção que atuaram na coordenação do crime. Um dos mandantes veio a óbito em confronto com a Polícia Militar em Camboriú no dia 4 de abril deste ano. Os demais foram alvos da operação deflagrada nessa manhã.