A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira (13), às 14h, na sede da Delegacia Regional de Polícia (DRP) em Chapecó, uma solenidade para a entrega de três importantes estruturas: a Base do Núcleo de Operações com Cães (NOC), a Sala Lilás na CPP de Chapecó, a Sala Especial de Depoimentos na DPCAMI e a Galeria de Delegados Regionais da Polícia de Fronteira.
Para o delegado-geral Ulisses Gabriel isso mostra a preocupação da PCSC em entregar resultados efetivos à população, o respeito com a história da instituição e com todos os catarinenses. “Além de investir em tecnologia, inteligência e na capacitação dos policiais, a Polícia Civil de Santa Catarina vem ampliando suas ações e estruturas para produzir, cada vez mais, investigações de qualidade e melhorar o atendimento à população, em especial às mulheres vítimas de violência doméstica”, disse.
Base do NOC
O evento desta quinta-feira (13) também marcou a inauguração da Base do Núcleo de Operações com Cães (NOC), em Chapecó. Dada à proximidade geográfica com a fronteira, a região Oeste tem cinco núcleos e contabiliza resultados expressivos como a participação em mais de mil operações que restaram na apreensão de mais de 3,5 toneladas de drogas, 70 armas de fogo e 1.945 munições.
Para otimizar os trabalhos dos NOCS, a Polícia Civil tem a Coordenadoria de Operações com Cães (COPC), que está sob o comando do delegado Ronaldo Neckel Moretto.
O Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Chapecó conta com serviço especializado na detecção de drogas, armas de fogo e munições. Com a nova sede, o núcleo servirá de referência na região, abrigando temporariamente outros cães e disponibilizando alojamento para policiais em operação. Ao final da cerimônia foi entregue certificado para todas as empresas que colaboraram com a conclusão da base
Atendimento às mulheres vítimas de violência
A Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMIs) também ativou na CPP de Chapecó uma Sala Lilás, espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica. Localizadas nas Centrais de Plantão de Polícia (CPP), as Salas Lilás funcionam 24 horas e são mais alternativa para receber mulheres que sofreram agressão, evitando que fiquem expostas na delegacia.
Até o momento, já existem 19 Salas Lilás nas CPPs e a previsão é de que até março do ano que vem todas as CPPS tenha uma sala. As outras alternativas para registro de violência doméstica são a Delegacia Virtual (pc.sc.gov.br) e a DPCAMI. “Além de um espaço adequado para receber a vítima trabalhamos na capacitação dos policiais porque é um momento em que a vítima está muito fragilizada”, disse a delegada Patrícia Zimmermann, que coordena o trabalho das DPCAMIs em todo o estado. Também foi inaugurada a sala de Depoimento Especial, na DPCAMI de Chapecó.
A Sala Lilás da Central de Plantão Policial de Chapecó é a quarta sala na região da Diretoria da Polícia da Fronteira (DIFRON) que terá atendimento ininterrupto, especialmente projetada para o acolhimento das vítimas de violência doméstica. Como as mães muitas vezes vão acompanhadas dos filhos, também foi projetada uma brinquedoteca para dar apoio emocional às crianças.
Galeria dos ex-delegados Regionais
Encerrando a série de eventos em Chapecó, foi inaugura uma galeria com imagens dos 12 delegados que atuaram como Delegados Regionais da 12ª DRP-Fron entre os anos de 1991 e 2023. São eles: os delegados Helio Natal Dornsbach, Marcio Luiz Colatto, Alex Boff Passos, Carlos Augusto de Andrade Morbini, João Roberto de Castro, Deonilo Agostino Pretto, Mauro Cândido dos Santos Rodrigues, Tatiana da Rocha Klein, Ronaldo Neckel Moretto, Wagner Valdivino Meirelles, Ricardo Newton Casagrande e, atualmente, Danilo da Silva Fernandes, o qual assumiu as funções como Delegado Regional no final de 2022.
O evento contou com a presença das seguintes autoridades: delegado-geral Adjunto, Nilson Luís de Oliveira Cézar, Diretor de Polícia da Fronteira, delegado Fernando Callfass; Diretor da DEIC, Daniel Régis; Delegado Regional de Chapecó, delegado Danilo da Silva Fernandes, delegado Alex Boff Passos (representando os demais delegados regionais da 12ª DRP de Chapecó), entre outras autoridades.
Canais de
Ouvidoria