Polícia Civil de Santa Catarina

Polícia Civil lança Sistema Único de Denúncias na solenidade dos 211 anos da Instituição

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira (27) a solenidade em comemoração aos 211 anos da instituição. A data oficial da criação da PCSC é dia 29 de julho. A cerimônia realizada na Acadepol, em Florianópolis, contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Bohem, do delegado-geral Ulisses Gabriel, e do Secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, entre outras autoridades.

Durante a solenidade o governador Jorginho Mello destacou o trabalho que a Polícia Civil vem realizando. “Os bons resultados da Polícia Civil são o reflexo de um trabalho sério, feito por homens e mulheres honrados em defesa da segurança pública dos catarinenses”, assinalou o governador.

A vice-governadora, delegada aposentada da Polícia Civil Marilisa Boehm, manifestou seu orgulho em fazer parte da história de Polícia Civil. “Eu sou da Polícia Civil”, assinalou a vice-governadora ao receber uma homenagem do delegado-geral, Ulisses Gabriel, e do Secretário de Segurança Pública, Paulo Cézar Ramos de Oliveira. Os ex-delegados-gerais também foram homenageados na solenidade. “Eles abriram o caminho que estamos trilhando agora”, disse o delegado-geral Ulisses Gabriel.

Na sua manifestação, o delegado-geral destacou que a instituição soma 211 anos de serviços prestados à Santa Catarina e ao cidadão catarinense. “Nesse período a polícia evoluiu muito. Nós trocamos o cavalo pelo carro; trocamos o revólver pela pistola; a máquina de escrever pelo computador. Passamos a ter software para fazermos o boletim de ocorrência, a ouvir as pessoas em depoimentos virtualizados”, disse. 

O delegado Ulisses também apresentou o planejamento estratégico da instituição para os próximos 12 anos. “Um grande desejo do governador Jorginho Melo é a construção de um projeto de Estado para Santa Catarina. Para termos projetos de Estado precisamos ter planejamento ao longo de vários anos e, esse planejamento estratégico, leva em conta a governança na Polícia Civil, a relação da Polícia Civil com a comunidade, a situação envolvendo o efetivo e a qualificação do efetivo”, disse Ulisses.

Outra novidade apresentada pelo delegado-geral foi o Sistema Único de Denúncias. “Hoje nós temos vários canais denúncias temos o site da Polícia Civil, o 181, e o WhatsApp. A partir do Sistema Único de Denúncias todas as denúncias serão centralizadas para um único local e, de lá, distribuídos dando agilidade no trabalho da PCSC”, assinalou Ulisses. Na prática funciona assim: qualquer denúncia que chegar até a PCSC será gravada e transformada em um documento virtual, por meio de Inteligência Artificial. A partir daí, já será enviada para a respectiva delegacia de forma instantânea. “Desta forma a informação vai circular com maior rapidez dando agilidade nas investigações”, detalhou Ulisses.

A Polícia Civil também está em fase de implantação do Inquérito Policial Digital. “A partir do momento em que a investigação começa ela será totalmente digitalizada e conectada com o sistema de poder judiciário evitando retrabalhos”, finalizou.

Compartilhe nas mídias sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Pular para o conteúdo