A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF) lançou nesta sexta-feira (28), a Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital (DCE). A solenidade foi realizada na Acadepol, em Florianópolis, e contou com a presença do delegado-geral, Ulisses Gabriel, da Diretora de Polícia da Grande Florianópolis, delega Michele Alves Rebelo e do Prefeito da Capital, Topázio Neto, entre outras autoridades. Esta unidade especializada surgiu em função do alto número de registros de boletins de ocorrência envolvendo crime de estelionato.
O delegado Ulisses Gabriel disse que a Polícia Civil vem tomando diversas medidas a fim de combater o estelionato. “Reforçamos a Delegacia de Defraudações, o nosso cyberlab, o setor de análise financeira e as delegacias de estelionato. E todas essas ações ganham um novo impulso com o Sistema Único de Denúncias, que dá mais agilidade para investigação”, assinalou. Ele anunciou que além de Florianópolis, Joinville e Blumenau também terão Delegacias de Combate a Estelionato, em breve.
Para o cidadão não muda nada. Ele vai continuar registrando seu Boletim de Ocorrência ou fazendo sua denúncia pelos mesmos canais, telefone 181, WhatsApp, delegacia virtual ou presencialmente na delegacia mais próxima. O diferencial é as mensagens de áudio serão automaticamente transcritas por meio de Inteligência Artificial e encaminhadas para a delegacia responsável. Outro fato importante é que o sistema está interligado com entidades bancárias. “Quando detectamos um crime, automaticamente a instituição bancária será avisada para bloquear as contas, impedindo que o dinheiro oriundo de uma fraude seja compartilhado em várias outras contas dificultando a rastreio do dinheiro”, explicou Ulisses.
Do total de 40.548 boletins de ocorrência registrados em 2023 na Capital, 5.919 referem-se ao crime de estelionato. “Isso representa 14,5% do total de registros e, portanto, merece uma atenção especial da PCSC”, enfatizou a delegada Michele. Entre os crimes mais conhecidos estão o golpe do bilhete premiado, do falso emprego e pix para resgate de celular perdido, entre outros. No final do evento também foi entregue a nova Carteira Funcional para policiais que atuam na Grande Florianópolis.
Outra novidade é que a Delegacia de Combate à Estelionato da Capital fará parte do Departamento de Investigação Criminal de Florianópolis. Com o foco em promover ainda mais a qualificação e a inovação da investigação criminal, a centralização da gestão e o intercâmbio de informações entre as unidades especializadas contribuirão para a padronização dos processos.
O Departamento de Investigação Criminal da Capital é um projeto piloto na Polícia Civil de Santa Catarina. A ideia é que, futuramente, todo município com mais de 200 mil habitantes no estado tenha um Departamento de Investigação Criminal.
Além da Delegacia de Combate à Estelionato, na Capital, esse departamento irá abranger a Delegacia de Combate às Drogas, a Divisão de Proteção Animal, a Delegacia de Homicídios, a Delegacia de Repressão a Roubos e a Delegacia de Combate ao Crime Organizado.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.