Polícia Civil deflagra operação Terra Limpa 2 que investiga delitos de corrupção em Palhoça

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção de Florianópolis (1ª DECOR), deflagrou nesta sexta-feira (11) a Operação Terra Limpa 2, dando cumprimento a mandados de busca e apreensão no município de Palhoça. As diligências foram realizadas em endereços residenciais e sala comercial pertencentes a servidor público municipal e seus familiares, investigados pela prática, em tese, de crimes contra a Administração Pública.

O Inquérito Policial decorre de desmembramento de investigação iniciada no ano de 2020 e que deu ensejo à realização da Operação Terra Limpa naquele ano. De acordo coma delegada Isabel Fauth, titular da 1ª DECOR, apura-se, no procedimento em trâmite, a ocorrência dos delitos de corrupção passiva e ativa, entre outros, havendo indícios de que o servidor municipal investigado, que atua no Setor de Fiscalização de Obras da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento de Palhoça, recebia vantagem indevida para aprovação de obras de construção civil em desacordo com a legislação pertinente.

Os trabalhos também apontam que o servidor e seus familiares mantêm uma empresa de assessoria, a qual é utilizada para dissimular a mercancia da função pública e as transações financeiras daí decorrentes. Além das buscas, restou determinado o afastamento cautelar do cargo de auditor fiscal de obras e posturas, bem como a proibição de contato com demais servidores da referida Secretaria Municipal e de acesso aos prédios públicos onde se encontrem instalações da pasta.

As diligências contaram com o apoio da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), da Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC (DECOR/DEIC) e do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da DEIC (LAB-LB).