A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis, em conjunto com a Diretoria de Bem-Estar Animal de São José, realizou operação no Loteamento Lisboa, quando dois homens foram autuados em flagrante e quatro animais foram resgatados.
A Polícia Civil recebeu algumas denúncias, formalizadas em registros de ocorrências, de que animais, em especial cavalos e cães, estavam sendo abandonados e viviam em precárias condições no loteamento Lisboa, sem acesso à água, alimentação e ambiente adequado.
Sobre os cavalos, recentemente, um animal veio a óbito no local, devido à ausência de cuidados. Durante as diligências, foi identificado o tutor de alguns animais que se encontravam amarrados nessas condições em terrenos baldios, bem como com lesões aparentes no corpo. Um cavalo foi resgatado com apoio da Cavalaria da Polícia Militar e o homem foi conduzido à Central de Plantão Policial de São José, onde foi lavrado o procedimento cabível pelos maus-tratos a equinos.
Ainda durante a operação, na residência de um dos tutores que havia abandonado cão em via pública, verificou-se outra cachorra em péssimas condições de saúde, com dermatite avançada pelo corpo, a qual, recentemente, teve filhote, ambos vivendo em ambiente insalubre.
Os dois cães também foram resgatados, além do outro cão abandonado em via pública, e o homem foi preso em flagrante pelo crime qualificado de maus-tratos a animais domésticos.
Os animais foram encaminhados pela DIBEA de São José para atendimento médico-veterinário e, posteriormente, serão disponibilizados para guarda responsável.
Canais de
Ouvidoria