A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal (DPA) da Grande Florianópolis na tarde de quarta-feira (16) em verificações de retorno em Santo Amaro da Imperatriz, prendeu em flagrante um homem pelo crime de maus-tratos qualificado contra cão.
No caso em tela, durante diligências na cidade, a equipe da DPA havia percebido o cão “Disciplina”, da raça pitbull, na frente de uma residência, em ambiente bastante sujo, sem qualquer abrigo a intempéries, preso a uma corrente curta em um sofá, sem acesso à água e alimentação adequada.
Na oportunidade, o tutor foi orientado com relação ao crime de maus-tratos e notificado para as adequações necessárias ao bem-estar do animal, observando-se as condições da residência, bem como para a castração obrigatória, nos termos da Lei Estadual n° 14.204/2007.
Passado o prazo para ajuste, a equipe retornou ao local e constatou que o tutor não promoveu qualquer melhoria para o seu cão, que permanecia da mesma forma, em condições precárias de salubridade e saúde.
Nas oitivas de testemunhas, os policiais civis ainda tomaram conhecimento de que o homem havia dito “que não faria nada, pois ninguém retornaria para fiscalizar”. O autor de maus-tratos foi conduzido à Central de Plantão Policial, onde foi lavrado o procedimento policial, e permaneceu à disposição do Poder Judiciário.
O cão ficou sob os cuidados de uma vizinha até sua destinação para adoção responsável.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.