A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal (DPA) da Grande Florianópolis na tarde de quarta-feira (16) em verificações de retorno em Santo Amaro da Imperatriz, prendeu em flagrante um homem pelo crime de maus-tratos qualificado contra cão.
No caso em tela, durante diligências na cidade, a equipe da DPA havia percebido o cão “Disciplina”, da raça pitbull, na frente de uma residência, em ambiente bastante sujo, sem qualquer abrigo a intempéries, preso a uma corrente curta em um sofá, sem acesso à água e alimentação adequada.
Na oportunidade, o tutor foi orientado com relação ao crime de maus-tratos e notificado para as adequações necessárias ao bem-estar do animal, observando-se as condições da residência, bem como para a castração obrigatória, nos termos da Lei Estadual n° 14.204/2007.
Passado o prazo para ajuste, a equipe retornou ao local e constatou que o tutor não promoveu qualquer melhoria para o seu cão, que permanecia da mesma forma, em condições precárias de salubridade e saúde.
Nas oitivas de testemunhas, os policiais civis ainda tomaram conhecimento de que o homem havia dito “que não faria nada, pois ninguém retornaria para fiscalizar”. O autor de maus-tratos foi conduzido à Central de Plantão Policial, onde foi lavrado o procedimento policial, e permaneceu à disposição do Poder Judiciário.
O cão ficou sob os cuidados de uma vizinha até sua destinação para adoção responsável.
Canais de
Ouvidoria