A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina realizou no sábado (19) uma operação policial em Palmitos relacionada às investigações sobre organização criminosa, tráfico de drogas, posse, porte e comércio irregular de armas de fogo e ameaças. A operação Entrevero resultou na prisão de sete pessoas por tráfico de drogas, associação e posse ilegal de armas de fogo; cinco armas de fogo apreendidas: 3 revólveres, 1 pistola e 1 espingarda e drogas. Mais de 100 policiais de todas as regiões participaram da operação coordenada pelo delegado Rodrigo Moura.
A Polícia Civil investiga desde abril de 2023 uma série de crimes violentos ocorridos na cidade, aparentemente relacionados ao tráfico de drogas e a um conflito de “gangues” na região. Ao todo foram sete tentativas de homicídio ocorridas entre abril e maio, bem como um homicídio consumado ocorrido na noite de 7 de maio de 2023 já foram apurados desde então.
O trabalho permitiu a identificação de um esquema de tráfico de drogas e ameaças a populares protagonizado por supostos integrantes de uma facção criminosa gaúcha em atividade na cidade, grupo este que foi alvo da ação realizada hoje pela manhã.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão na região por policiais civis de diversas regiões do Estado de Santa Catarina, que visam, além da apreensão de drogas ilícitas e armas de fogo, executar 5 (cinco) mandados de prisão preventiva.
A investigação que deu base à operação foi realizada em conjunto pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Maravilha e pela Delegacia de Polícia da Comarca de Palmitos, e foi batizada de “entrevero” como referência ao regionalismo gaúcho que remete ao conflito, embate, choque de forças.
Confira o vídeo do delegado Rodrigo Moura sobre a operação:
Canais de
Ouvidoria