Polícia Civil apresenta a nova Central Macrorregional de Plantão Policial da Grande Florianópolis e balanço de 2022 da DPGF

Equipe multidisciplinar, atendimento humanizado e qualificado 24 horas por dia. Assim será a nova estrutura da Central Macrorregional de Plantão Policial apresentada nesta terça-feira (29) pela Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF) da Polícia Civil. A apresentação aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Segurança Pública, na Capital.

A criação da Central Macrorregional de Plantão Policial está entre as melhorias dos projetos executados pela DPGF/PCSC em 2022 e apresentados no balanço anual da gestão. Localizada no bairro Trindade, em Florianópolis, a unidade foi reformada e planejada para se tornar referência no atendimento flagrancial de ocorrências policiais no Estado. No local, haverá atendimento especializado para vítimas de violência doméstica e setores individualizados para os atendimentos do menor em conflito com a lei.

Esta mesma estrutura especializada também será implantada nas centrais de plantão policial de Palhoça e São José que passam a contar com Sala Lilás e sala de monitoramento vigiado para o adolescente em conflito com a lei.

“A Macrorregional vai trazer um atendimento diferencial para toda a Grande Florianópolis, um atendimento padronizado e de excelência”, salientou o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.

A diretora de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF/PCSC), delegada Michele Alves Correa Rebelo, apresentou o balanço da gestão 2022 e também falou sobre a construção de três delegacias de Polícia de Florianópolis.

“Fechamos uma parceria inédita com a Prefeitura de Florianópolis, que nos cedeu três terrenos para a instalação da nova Delegacia do Continente, da 5ª Delegacia de Polícia e da Delegacia do bairro Ingleses”, enfatiza a diretora.

Balanço 2022 da DPGF

A Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis abrange 13 municípios e conta com as delegacias das Regionais de Polícia de São José e Palhoça.

Durante este ano, as Delegacias da Diretoria instauraram 8.304 inquéritos policiais e registraram 126.697 boletins de ocorrência.

Primeira equipe especializada em local de crime

Uma novidade também entregue em 2022 pela DPGF foi a primeira equipe exclusiva para atendimento ao local de crime do Estado. A atuação é direcionada a situações que exijam trabalhos investigativos e periciais envolvendo casos de mortes violentas, como homicídio, feminicídio e latrocínio, e delitos de roubos a banco, comércio e residência; crimes patrimoniais de grande monta (mesmo sem violência) e ocorrências relacionadas à lei Maria da Penha.

O atendimento imediato aos locais desses crimes favorece as investigações da Polícia Civil, proporcionando celeridade e eficiência assegurando a cadeia de custódia das provas, já que os vestígios são preservados de forma mais rápida e eficaz. Os trabalhos são realizados de forma integrada com a Polícia Científica.

pc000000000000000000000000000000

pc0000000000023333