A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO), está engajada na Campanha Setembro Amarelo, ação nacional com o objetivo de prevenir o suicídio, realidade que afeta todo o mundo e resulta em sérios impactos sociais.
Para jogar luz sobre o tema, a CSO elaborou um material de divulgação, com informações objetivas para que todas as pessoas tenham acesso à dicas básicas, com os sinais que uma pessoa pode estar em risco.
De acordo com o mais recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram documentados mais de 700 mil casos de suicídio em todo o mundo, sem considerar as ocorrências subnotificadas, o que sugere que o número total pode ultrapassar um milhão de pessoas. No Brasil, os registros anuais se aproximam de 14 mil casos, o equivalente a uma média de 38 pessoas tirando suas próprias vidas a cada dia.
A ideia da campanha é usar a informação como ferramenta para que as pessoas próximas possam agir proativamente na conscientização sobre a importância da vida e colaborar na prevenção do suicídio, um assunto que muitas vezes é evitado. É crucial discutir esse tema para que aqueles que enfrentam momentos difíceis e de crise se sintam encorajados a buscar ajuda e compreendam que a vida é a melhor escolha.
A CSO está à disposição dos servidores que precisam de ajuda ou algum esclarecimento sobre a campanha.
Canais de
Ouvidoria