A Polícia Civil de Santa Catarina e a prefeitura de São José assinaram nesta terça-feira (19) convênio para o repasse de auxílio financeiro no valor de R$ 50 mil mensais à PCSC, para uso exclusivo da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Os recursos serão usados para o custeio de serviços e aquisição de equipamentos, a fim de aprimorar as atividades de investigação, o atendimento ao público e o fortalecimento das ações integradas com a prefeitura Municipal de São José.
O ato foi realizado na prefeitura de São José e contou com a participação do prefeito Orvino Coelho de Ávila; o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel; o diretor da DEIC, delegado Daniel Régis, delegado Pedro Mendes; a secretária de Segurança de São José, Andrea Luiza Grando; a comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, entre outras autoridades.
Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, o convênio é mais uma oportunidade para a PCSC compartilhar sua expertise em segurança pública. “Esse convênio é uma via de mão dupla porque ao mesmo tempo em que a prefeitura contribui com a nossa instituição, nós vamos compartilhar nosso conhecimento para aperfeiçoar a segurança pública de São José”, destacou Ulisses Gabriel.
O diretor da DEIC, delegado Daniel Régis, disse que o apoio da Prefeitura de São José melhora a capacidade operacional das equipes e proporciona maior qualidade na coleta dos elementos de informação que consubstanciam os Autos dos Inquéritos Policiais. São 16 Delegacias Especializadas atendidas com recursos a serem aplicados em prol das investigações locais e estaduais.
Em contrapartida, a Polícia Civil vai oferecer treinamento, cursos e outras atividades de aperfeiçoamento na área de segurança pública, de acordo com as possibilidades da Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (Acadepol).
Os recursos também poderão ser usados para equipar viaturas e policiais civis para o melhor desempenho de suas funções. Desde que haja disponibilidade, a PCSC poderá ceder veículos ou equipamentos à prefeitura de São José.
A aplicação dos recursos está descrita em um Plano de Trabalho pactuado entre a prefeitura e a Polícia Civil. Os servidores do município e os órgãos de controle interno e externo terão livre acesso aos processos documentos e informações referentes a este Convênio. Ao final do convênio, a PCSC vai prestar contas dos gastos realizados com o dinheiro disponibilizado pelo município, os bens e serviços adquiridos com o recurso financeiro.
Canais de
Ouvidoria