Delegacia de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil completa 10 anos de atividades

A Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD), da Polícia Civil de Santa Catarina, completou 10 anos de atividades e, para marcar a data, foi realizada na quinta-feira (21) uma solenidade no Hotel Castelmar, em Florianópolis. O encontro foi para homenagear e agradecer a todas as instituições parceiras, públicas e privadas, e aos voluntários que atuam na busca de pessoas desaparecidas.

Com atuação em âmbito estadual, a unidade especializada tem entre as suas atribuições realizar investigações para identificação, localização e buscas de pessoas desaparecidas. No evento o titular da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, delegado Wanderley Redondo, agradeceu aos colegas de trabalho e a todas as instituições que contribuem para que pessoas desaparecidas sejam encontradas. “Quando inauguramos a delegacia tínhamos 18,5 mil boletins de ocorrência com registro de desaparecidos. A parceria da Polícia Civil com todas as instituições públicas e privadas fez com que conseguíssemos baixar este número para cerca de 1,5 mil”, disse o delegado. Ele destacou os avanços que a tecnologia tem proporcionado no trabalho de investigação, como, por exemplo, o banco de DNA. “Importante dizer que cada caso resolvido contou com a participação de cada um de vocês, que hoje aqui representam as suas instituições”, assinalou.

Em sua manifestação, o prefeito de Florianópolis Topázio Neto destacou a importância desse trabalho. “O depoimento das pessoas que estão aqui, expressa o que a delegacia faz. A pessoa em situação de rua, recebe atendimento da secretaria de Assistência Social  da prefeitura e a identificação dessas pessoas devolve a dignidade e permite o resgate da vida dessas pessoas”, assinalou

O delegado-geral, Ulisses Gabriel, destacou o importante papel do delegado Aldo Pinheiro D´Avila na criação da especializada. “O delegado Aldo, à época delegado-geral, constitui a unidade policial, ciente que era preciso uma especializada para buscar esses 18,5 mil  desaparecidos”.

Ulisses Gabriel enfatizou que os resultados alcançados pela DPD são fruto de um trabalho integrado que a unidade mantém com todas as instituições. “E essa união das instituições é que trazem os bons resultados, como no caso do menino que foi levado para São Paulo e o contato entre a nossa PM e a PM de São Paulo permitiu a localização e o retorno do menino,” disse.

O evento também contou com a presença do promotor do MPSC, Daniel Paladino, do desembargador do TJSC, Sidney Dallabrida; da perita-geral da Polícia Científica, Andressa Fronza, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Florianópolis, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, representantes dos Conselhos de Segurança, voluntários e instituições parceiras.

Os números refletem o compromisso dos policiais que em parceria com voluntários, familiares e demais forças de segurança buscam incansavelmente seus entes queridos. Na verdade, quando falamos de pessoas desaparecidas, temos que enxergar além da estatística porque são pessoas, histórias e famílias que são impactadas com cada um desses desaparecimentos.

Nem todas as histórias narradas nos boletins de ocorrência tiveram um final feliz, mas os policiais, que em algum momento integraram a delegacia, têm dezenas de histórias que resultaram em reencontro.

Uma delas está para sempre na memória da agente de polícia Marcia Hendgs, que assim como os colegas de trabalho, conviveu com os desafios diários da delegacia. Depois de receber o pedido de uma mãe desesperada para encontrar a filha, a equipe de policiais da DPD fez a investigação e localizou a jovem. Passado um tempo, a jovem que havia sido localizada e entregue a seus familiares, que morava em outro estado, ligou para a policial informando que o nome da filha que estava a caminho seria Marcia. Até hoje elas mantêm contato.