Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais e da Delegacia de Polícia da Comarca de Balneário Camboriú, após investigação conjunta realizada com a Polícia Militar Santa Catarina e a Guarda Municipal de Balneário Camboriú, deflagrou a operação “4X4”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo furto, adulteração e encaminhamento de caminhonetes de luxo para desmanches em outros estados e países vizinhos.
Na ação foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva em desfavor do núcleo principal desse grupo criminoso e 15 mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, Camboriú, Joinville, e nos municípios paranaenses de São José dos Pinhais e Paiçandu. O resultado da ação policial foram cinco pessoas presas em Balneário Camboriú e Camboriú e a apreensão de equipamentos, documentos e chaves de automóveis, que serão analisados pela equipe da DFRV/DEIC e pela Polícia Científica.
No curso das investigações, foi apurado que o grupo criminoso foi responsável pela subtração de aproximadamente 20 caminhonetes durante o ano de 2023, sendo 19 recuperadas, algumas já adulteradas e em outras cidades de Santa Catarina.
Após a subtração das caminhonetes, os investigados faziam contato com as vítimas, exigindo o pagamento de determinado valor em dinheiro para que o bem fosse devolvido, caracterizando também o crime de extorsão.
A ação contou com o apoio das Divisões de Investigação Criminal de Balneário Camboriú e de Joinville, da Policia Civil do Paraná e do Centro Integrado de Operações de Fronteira, além de diversas delegacias da DEIC/ PCSC (DD, DLAV, DRRDI, DECOR, DRAS, DRE , DECAP e LAB). A ação contou também com a rápida análise e deferimento das medidas cautelares feitos pela 1° Vara Criminal de BC e da 1° Promotoria Criminal de Balneário Camboriú.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.