Polícia Civil participa de operação conjunta “4x4” contra organização criminosa que furtava e adulterava caminhonetes em Balneário Camboriú

Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais e da Delegacia de Polícia da Comarca de Balneário Camboriú, após investigação conjunta realizada com a Polícia Militar Santa Catarina e a Guarda Municipal de Balneário Camboriú, deflagrou a operação “4X4”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo furto, adulteração e encaminhamento de caminhonetes de luxo para desmanches em outros estados e países vizinhos.

Na ação foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva em desfavor do núcleo principal desse grupo criminoso e 15 mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, Camboriú, Joinville, e nos municípios paranaenses de São José dos Pinhais e Paiçandu. O resultado da ação policial foram cinco pessoas presas em Balneário Camboriú e Camboriú e a apreensão de equipamentos, documentos e chaves de automóveis, que serão analisados pela equipe da DFRV/DEIC e pela Polícia Científica.

No curso das investigações, foi apurado que o grupo criminoso foi responsável pela subtração de aproximadamente 20 caminhonetes durante o ano de 2023, sendo 19 recuperadas, algumas já adulteradas e em outras cidades de Santa Catarina.

Após a subtração das caminhonetes, os investigados faziam contato com as vítimas, exigindo o pagamento de determinado valor em dinheiro para que o bem fosse devolvido, caracterizando também o crime de extorsão.

A ação contou com o apoio das Divisões de Investigação Criminal de Balneário Camboriú e de Joinville, da Policia Civil do Paraná e do Centro Integrado de Operações de Fronteira, além de diversas delegacias da DEIC/ PCSC (DD, DLAV, DRRDI, DECOR, DRAS, DRE , DECAP e LAB). A ação contou também com a rápida análise e deferimento das medidas cautelares feitos pela 1° Vara Criminal de BC e da 1° Promotoria Criminal de Balneário Camboriú.