Polícia Civil de SC participa de simpósio sobre sistemas de drones em Manaus

Nesta quarta-feira (4), a Polícia Civil de Santa Catarina participou do 5ª Simpósio Regional Sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas – Drones (SIRESANT ), que ocorreu em Manaus. Representando a instituição foram mobilizados os pilotos de RPAS ( Remotely Piloted Aircraft System ) delegado Osnei Valdir de Oliveira e a agente de Policia Mylena Gomes Espíndola, ambos lotados na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Os policiais civis são pilotos de RPAS experientes em operações de Segurança Pública com drones e possuem interlocução com os órgãos reguladores e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), contribuindo para projeção da PCSC como instituição de Segurança Pública na vanguarda no uso de tecnologias no enfrentamento à criminalidade.
O Simpósio SIRESANT foi uma oportunidade de Integração, coordenação e debates sobre melhores práticas e doutrinas e empregabilidade do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS – Unmanned Aircrafts System). A integração com as outras unidades federativas, com os órgão reguladores e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo permitiu um processo sistemático e contínuo de boas práticas, metodologias, estabelecendo uma rede de contatos e otimizando a base de relacionamentos institucionais.
Ao todo, foram seis fóruns de temáticas distintas envolvendo todos os stakeholders do segmento (Indústria, Academia, Operadores e Autoridades Reguladoras). Foram abordados assuntos relativos à legislação, operações de Segurança, pesquisa e desenvolvimento.
Cabe ressaltar que a DEIC já faz uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas no enfrentamento a criminalidade, consubstanciado no planejamento em ações de inteligência, monitoramento remoto, processamento de imagens as quais são utilizadas na atividade de Polícia Judiciária.