Nesta quarta-feira (4), a Polícia Civil de Santa Catarina participou do 5ª Simpósio Regional Sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas – Drones (SIRESANT ), que ocorreu em Manaus. Representando a instituição foram mobilizados os pilotos de RPAS ( Remotely Piloted Aircraft System ) delegado Osnei Valdir de Oliveira e a agente de Policia Mylena Gomes Espíndola, ambos lotados na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Os policiais civis são pilotos de RPAS experientes em operações de Segurança Pública com drones e possuem interlocução com os órgãos reguladores e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), contribuindo para projeção da PCSC como instituição de Segurança Pública na vanguarda no uso de tecnologias no enfrentamento à criminalidade.
O Simpósio SIRESANT foi uma oportunidade de Integração, coordenação e debates sobre melhores práticas e doutrinas e empregabilidade do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS – Unmanned Aircrafts System). A integração com as outras unidades federativas, com os órgão reguladores e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo permitiu um processo sistemático e contínuo de boas práticas, metodologias, estabelecendo uma rede de contatos e otimizando a base de relacionamentos institucionais.
Ao todo, foram seis fóruns de temáticas distintas envolvendo todos os stakeholders do segmento (Indústria, Academia, Operadores e Autoridades Reguladoras). Foram abordados assuntos relativos à legislação, operações de Segurança, pesquisa e desenvolvimento.
Cabe ressaltar que a DEIC já faz uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas no enfrentamento a criminalidade, consubstanciado no planejamento em ações de inteligência, monitoramento remoto, processamento de imagens as quais são utilizadas na atividade de Polícia Judiciária.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.