Nesta terça-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR), deflagrou operação “Desregulação”, destinada ao cumprimento de seis mandados de busca e apreensão na cidade de Joinville; ao bloqueio de mais de R$ 250 mil, incluindo o sequestro de dois) veículos; e à suspensão cautelar do exercício da função pública de um servidor do município de Joinville.
A investigação visa apurar a suposta prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro, perpetrados, em tese, por um servidor municipal com atuação na área de regularização fundiária urbana, em conluio com empresários ligados a uma empresa de engenharia.
Segundo apurado, o agente público investigado, prevalecendo-se de seu cargo, atuava como verdadeiro representante da empresa investigada, captando clientes e dando ensejo à deflagração de processos administrativos de regularização fundiária junto à Prefeitura de Joinville, tudo em comunhão de esforços com os sócios da pessoa jurídica beneficiada e mediante contraprestação pecuniária.
Ademais, a apuração demonstrou que os investigados praticam manobras de ocultação patrimonial, condutas essas que podem configurar o crime de lavagem de dinheiro.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Joinville, nos bairros Centro, Anita Garibaldi, Santo Antônio e Floresta. Dentre os alvos estão a sede da empresa investigada e a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, onde atualmente estava lotado o servidor público. Foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos, que serão analisados.
Policiais civis da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, da DECOR da Diretoria Estadual de Investigações Criminais e da 2ª Delegacia Regional de Polícia participaram da operação, bem como peritos criminais do Setor de Informática Forense da Polícia Científica de Santa Catarina.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.