Acadepol recebe nota máxima na avaliação para seu recredenciamento como Escola de Governo/IES

A Academia da Polícia Civil (Acadepol) recebeu nota máxima na avaliação realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), para o seu recredenciamento como Escola de Governo/IES. Após visitar as dependências da Academia, conhecer a estrutura física, projeto pedagógico, corpo docente, entre outros aspectos, os conselheiros Sergio Murilo Schutz e Mário Cesar Barreto Moraes, avaliaram que a Acadepol merecia nota máxima, ou seja 5. Importante destacar que, além das capacitações, a Acadepol tem cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão de Segurança Pública e em Ciências Policiais e Investigação Criminal.

Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a nota traduz a qualidade da instituição e que repercute diretamente no desempenho no dia a dia dos policiais civis. “Essa nota só foi possível por conta do árduo trabalho de seus integrantes e também de seus ex-integrantes, que estão aposentados ou atuando em outras lotações e atividades, que fazem parte dessa história”, pontuou o delegado Ulisses.

O Diretor da Acadepol, delegado André Bermudez, destacou que a avaliação dos conselheiros contempla os seguintes aspectos: avaliação institucional, referente a toda a estrutura física da Academia de Polícia, as estruturas disponibilizadas para o aluno, como sala de professores, biblioteca, entre outros, a qualidade do plano pedagógico dos cursos, em especial dos cursos de pós-graduação, a gestão acadêmica institucional, em especial, as formas de registro, de planejamento de ações educativas, bem como o desenvolvimento humano da equipe técnica presente na Academia de Polícia. “Para além disso, o estímulo à pesquisa e extensão com a qualificação de profissionais, professores, mestres e doutores no quadro da Academia de Polícia”, assinalou o delegado Bermudez.

Numa sociedade com rápidas e amplas transformações, o conhecimento que embasa e subsidia as ações policiais igualmente precisa acompanhar as mudanças e, preferencialmente, antecipar-se aos desdobramentos que possam repercutir na segurança pública.

Nesta perspectiva, a Acadepol mantém os policiais civis numa rotina de atualização de procedimentos, técnicas e processos, com foco na inovação e na tecnologia. No portfólio de cursos da instituição são oferecidos formações nas modalidades presencial ou online, o que facilita o acesso de todos os policiais civis. Lei Geral de Proteção de dados pessoais, capacitação em entrevista investigada adaptada ao depoimento especial; investigação por meios eletrônicos e fontes abertas, investigação cibernética e análise de dados; curso de extração de dados em dispositivos móveis são algumas das capacitações oferecidas.

Apenas em 2023, mais de 3,5 mil policiais passaram por treinamento na instituição. A Academia também tem um trabalho itinerante para que além de otimizar os recursos, permite que o compartilhamento do conhecimento técnico e prático com aulas presenciais em todas as regiões do estado.