DFRC/DEIC recupera cargas avaliadas em R$ 1,7 milhão e prende líder do grupo criminoso no paraná

A Polícia Civil De Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC/DEIC) recupera cargas furtadas avaliadas em R$ 1,7 milhão. Na operação realizada nesta quarta-feira (08) foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão na cidade de São José dos Pinhais (PR). Além das cargas, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos e veículos de luxo. Os objetos/documentos serão minuciosamente analisados pela equipe da DFRC/DEIC. Na ação foi preso o líder do grupo. cA ação contou com apoio operacional da DFRC/PCPR Curitiba/PR. Em um galpão foram localizadas diversas cargas furtadas em Santa Catarina e em outros Estados.

A operação é resultado da investigação que começou a partir do furto de carga de produtos alimentícios, ocorrido no dia 07/10/2023 na cidade de Jaraguá do Sul. Ao tomar conhecimento dos fatos, a equipe de investigação da DFRC/DEIC, coordenada pelo Delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira, iniciou as apurações pertinentes ao crime.

O caso mostrou particularidades que chamaram a atenção da Equipe da DFRC/DEIC. Para efetuar os furtos o grupo criminoso fazia a clonagem do caminhão e do semirreboque numa modalidade avançada. A adulteração ia além da clonagem de placas, os criminosos realizaram a plotagem, mediante envelopamento e adesivagem do caminhão, transformando um caminhão da cor branca e um da cor amarela.  Os criminosos foram cautelosos, clonando até mesmo os adesivos afixados nos vidros e lataria. O objetivo era burlar o monitoramento das rodovias. Tal fato demonstra a importância da investigação policial qualificada.

Com o conjunto clonado, utilizavam dados de motoristas para realizar o carregamento em empresas no Estado de Santa Catarina. Até o momento o grupo é responsável por quatro furtos de cargas nas cidades de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Gaspar e Porto Belo. Foram subtraídas cargas diversas de alto valor agregado.

Foram recuperadas cargas furtadas de produtos preparados para sorvete, carga de tâmaras, carga de óleo de girassol, carga de panetone, carga de louças, carga de leite UTH e carga de produtos diversos subtraídos de uma rede de atacarejo. Na residência do mentor intelectual do grupo, foram apreendidas partes de cargas furtadas de gênero alimentício.

De acordo com o Titular da DFRC/DEIC, Delegado Osnei Valdir de Oliveira a atuação dos criminosos em crimes de furto/roubo/receptação de cargas mudou. “A ação de hoje demonstra que a velha receita de combate a essa modalidade criminosa precisa urgentemente ser superada. A atuação dos criminosos mudou, a atuação das Polícias precisa mudar. A Polícia Civil é responsável persecução penal na fase investigativa, adotando medidas no âmbito de Polícia Judiciária, para o esclarecimento dos fatos. Buscamos identificar os líderes do grupo, atuar contra os mentores intelectuais. Toda a cadeia criminosa tem que ser alcançada”, disse o delegado Osnei.

Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail _deic-dfrc@pc.sc.gov.br da Polícia Civil, sendo garantido o anonimato.