Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Xanxerê, coordenada pelo Delegado Elder Arruda Chaves, deflagrou operação policial e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e prendeu um homem, em flagrante, por posse irregular de arma de fogo.
Em abril deste ano, a Polícia Civil localizou uma “rinha” de galo clandestina no município de Xanxerê. Com as evidências coletadas na época, o Setor de Investigação da DPCo prosseguiu as investigações que embasaram nova representação da Autoridade Policial ao Poder Judiciário, com o intuito de localizar armas de fogo e outros elementos de convicção relacionados ao crime de maus-tratos contra as aves.
A operação contou com o apoio de policiais civis da Divisão de Investigação Criminal e Delegacia de Proteção à Mulher (DPCAMI) de Xanxerê, Delegacia do Município de Bom Jesus, Delegacia da Comarca de Xaxim, Núcleo de Operações com Cães da 16º DRP de Xanxerê, bem como da Delegacia de Furtos e Roubos de Chapecó e Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio – CAOAGRO, e os mandados foram cumpridos nos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Leandro e João Winckler em Xanxerê, e também, na linha Pequena, interior de Chapecó.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) acompanhou os policiais civis procedendo com a fiscalização e controle dos animais localizados. Ao todo, foram encontrados 150 galos de briga e lavrados quatro termos circunstanciados pelos maus-tratos aos animais.
Em Chapecó, além dos animais, foi apreendida uma arma de fogo, razão pela qual foi dado voz de prisão a um homem pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. O investigado foi conduzido para a Central de Plantão Policial de Chapecó e posto em liberdade após pagamento de fiança.
Canais de
Ouvidoria