Polícia Civil inaugura Salas Lilás em Canoinhas e em Três Barras, NOC de Canoinhas e revitalização de delegacia de Três Barras

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia Regional de Canoinhas, inaugurou na terça-feira (28) duas Salas Lilás, em Canoinhas e em Três Barras, a Base do Núcleo de Operação com Cães (NOC) de Canoinhas e a revitalização da Delegacia de Polícia do Município de Três Barras. Pela manhã, aconteceu a inauguração em Três Barras, no auditório das Secretarias de Saúde e Educação de Três Barras, e, à tarde, em Canoinhas, no auditório do Sicoob.

Os eventos foram marcados pela presença de autoridades locais, entre elas do Delegado Regional de Canoinhas, Eduardo Borges; da Coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Santa Catarina, delegada Patrícia Zimermann; do Delegado-geral adjunto da Polícia de Santa Catarina, Nilson Luís de Oliveira Cézar; do Delegado de Polícia do Interior, Antônio Lucas; e do Coordenador de Operações com Cães da PCSC, delegado Ronaldo Moretto; da representante do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), promotora Fernanda Ávila Moukarzel; da prefeita de Três Barras, Ana Claudia da Silveira Quege; e do vice-prefeito de Canoinhas, Marcos Homer.

Revitalização da Delegacia do Município de Três Barras

Os trabalhos de reforma e revitalização da estrutura da delegacia de Três Barras aconteceram entre setembro de 2022 e maio deste ano. Com a revitalização do prédio, construído em 1986, a delegacia local passou a contar com dois novos cartórios, que serão utilizados nos atendimentos de registros de boletim de ocorrências e de trânsito e legislação. Também foram reformados os banheiros e realizadas novas pinturas interna e externa do prédio.

Além disso, a criação da sala de audiovisual para as oitivas é uma das inovações permitidas com a readequação da estrutura. Além das novas instalações, a delegacia também recebeu novo mobiliário em todos os seus ambientes.

O Delegado Regional de Canoinhas, Eduardo Borges, enfatizou que a delegacia de Três Barras conta agora com estrutura moderna e adaptada para atender à população. “Importante destacar a união de esforços entre todos os envolvidos para que esses objetivos fossem alcançados”, assinalou.

A Delegacia de Polícia Civil de Três Barras está situada à Rua Roberto Olsen n°486, no centro da cidade. A Prefeitura de Três Barras investiu, por meio do convênio de trânsito, aproximadamente R$ 130 mil nas obras.

Salas Lilás de Três Barras e Canoinhas

Com a reforma da Delegacia de Polícia do Município de Três Barras, foi inaugurada também a Sala Lilás, espaço destinado para receber e oferecer atendimento especializado e acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar. No mesmo dia, aconteceu a inauguração da Sala Lilás de Canoinhas.

Segundo o Delegado Regional de Canoinhas, Eduardo Borges, “a entrega desses equipamentos de proteção às mulheres em situações de violência demonstra a preocupação da 22ª DRP, bem como da Polícia Civil de Santa Catarina, com o cuidado e proteção dessas vítimas”.

Núcleo de Operação com Cães de Canoinhas

Ressalta-se ainda a importância da inauguração da base do Núcleo de Operação com Cães de Canoinhas, já que o uso dos cães de faro contribuiu para a localização de várias toneladas de drogas em apreensões na cidade de Canoinhas nos últimos anos.

Para a instalação do Núcleo de Operações com Cães de Canoinhas foi necessário um aporte aproximado de R$ 205 mil. Os recursos foram captados pelo Poder Público estadual de Santa Catarina, bem como por entidades e empresas parceiras, que de pronto aderiram à ideia. A Prefeitura do Município de Canoinhas foi a responsável por todo o projeto arquitetônico e estrutural do núcleo.