A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DIC de Curitibanos, deflagrou a operação policial XEQUE-MATE, no dia 23/11, para apurar crimes de lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas, executando 10 mandados de prisão preventiva em Curitibanos e 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitibanos, Itajaí, Biguaçu e Governador Celso Ramos.
Entenda o caso
Há sete meses, os policiais civis da DIC deram início à investigação de um casal de traficantes de cocaína em Curitibanos. Durante a investigação, constatou-se que eles utilizavam o nome de terceiros para o registro de bens, tentando ocultar a identidade. Além de serem os principais distribuidores de cocaína local, não apenas atendendo a usuários, mas também fornecendo cocaína a outros traficantes.
Ao longo de um ano, esse casal curitibanense movimentou mais de 1 milhão de reais em suas contas bancárias. Além de contarem com uma rede de informantes que os alertavam sobre a presença policial, evitando qualquer situação flagrancial.
No momento das buscas houve também a lavratura de seis autos de prisão em flagrante, apreensão de veículos utilizados no tráfico, encontro de cocaína, crack, maconha, demais objetos utilizados para o tráfico e R$ 78.000,00 em espécie.
As investigações prosseguem para apurar as condutas dos demais envolvidos. Os trabalhos de investigação contaram com o apoio do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/DEIC).
Participaram da operação cerca de 100 Policiais Civis da Diretoria de Polícia do Interior – DPOI, Diretoria de Polícia do Litoral – DPOL, Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis – DPGF , além de 03 binômios do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCSC).
Canais de
Ouvidoria