Na terça-feira (12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital, em operação conjunta com a Diretora de Bem-Estar Animal, apurou denúncias de canis irregulares das raças Pitbull (identificados como American Bully), Spitz Alemão, Yorkshire e Shitzu, em Florianópolis.
Após receber registros de ocorrências acerca de suposto criador de cães da raça Pitbull, o que é proibido pela legislação catarinense (Lei Estadual nº 14.204/2017), as instituições verificaram o local, tomando as providências cabíveis nas suas esferas de atribuições.
Na denúncia envolvendo supostos Pitbulls, no bairro Ingleses, constatou-se uma fêmea e filhotes da raça American Bully, os quais necessitavam melhorias nas condições de saúde e de ambiente. No que tange ao local envolvendo as raças Spitz Alemão, Yorkshire e Shitzu, no bairro Córrego Grande, verificou-se que os cães aparentavam boas condições de saúde, mas o ambiente precisava de adequações.
Todos os animais foram microchipados e receberam atendimento médico-veterinário pela equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital já no local, sendo que, como os tutores negaram a atividade de comercialização, o que demandaria regulamentação específica, foram notificados para as devidas adequações no ambiente e promoverão a castração dos animais no órgão municipal. Os casos seguem em acompanhamento e, findo o prazo firmado, serão verificadas as adequações em retorno de diligências.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.