Polícia Civil de Santa Catarina

Estação Verão: Polícia Civil participa do lançamento da ação do Governo de SC que reforçará a presença de guarda-vidas, aumentará o policiamento e ampliará ações para garantir balneabilidade das praias neste verão

Nesta sexta-feira (15), o Governo de Santa Catarina lançou oficialmente um extenso pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024. A Polícia Civil de Santa Catarina, representada pelo seu delegado-geral, Ulisses Gabriel, esteve presente no evento e garantiu reforço policial não apenas para o atendimento do cidadão nos registros de ocorrências, mas também para o trabalho de investigação e outras ações específicas, com a finalidade de levar uma pronta resposta à sociedade catarinense e seus visitantes.
“A Polícia Civil de Santa Catarina irá reforçar o seu contingente no litoral e nas delegacias de regiões praianas, iremos garantir o atendimento de excelência ao turista e ao catarinense”, explica o delegado-geral.

Ações da Polícia Civil

Durante a operação Estação Verão 2023-2024, a Polícia Civil de Santa Catarina realizará diversas ações no âmbito da segurança pública objetivando uma resposta rápida e efetiva para aqueles cidadãos que estão passando pelo estado de SC, seja de férias, passeio ou mesmo a trabalho, e que de alguma forma venham a serem vítimas de atos criminosos.
No total, 1.193 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães de polícia, estarão mobilizados para a operação, sendo que 400 deles foram convocados de outras regiões do estado especificamente para a operação Estação Verão.
Durante as ações, a PCSC objetiva aproximar-se ainda mais da sociedade catarinense, por meio de entrega de pulseiras de identificação e de distintivo de Policial Mirim para as crianças. Além disso, serão utilizados quadriciclos que permitirão que o policial possa percorrer uma extensão maior de areia por período, visando um melhor atendimento.
A Polícia Civil contará com atendimento bilíngue aos turistas nas unidades do aeroporto e do terminal Rita Maria. Durante o período, acontecerão ainda ações de cinotecnia policial (envolvendo cães), do Serviço Aeropolicial (SAER), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da PCSC, atendimentos às vítimas de violência doméstica nas Salas Lilás, ações dos Núcleos de Inteligência da PCSC e da Gerência de Tecnologia e Informação da PCSC. 


Operação Estação Verão 2023-2024

O esforço conjunto do Governo do Estado tem como objetivo organizar os trabalhos em uma temporada em que há um enorme número de visitantes e um aumento no fluxo em suas praias, resorts, parques-aquáticos e tudo que o verão pode proporcionar. A estimativa é de que 2,8 milhões de turistas de outros estados e internacionais venham para as cidades catarinenses.
Para organização dos trabalhos do Poder Público, as ações da Estação Verão estão previstas entre dezembro 2023 e março de 2024. Estão envolvidos a Polícia Científica, a Polícia Civil, os Bombeiros Militares, a Polícia Militar, a Casan, a Celesc, a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado do Turismo e o Instituto de Meio Ambiente de SC.
“Estamos dando a devida atenção a nossa estação de verão, não será mais apenas uma temporada e sim uma estação fixa. São todas as forças do Estado trabalhando na maior operação do turismo nunca vista antes”, destaca o governador Jorginho Mello.
Além da ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, a Estação Verão conta com a participação de organizações do setor privado: como o Sebrae e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC), tendo o objetivo de destacar o estado nacionalmente e internacionalmente nesse período.
Nas ações turísticas, um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo (SETUR) é apresentar o estado como uma estância turística e explorar todo o potencial de Santa Catarina. Assim, durante o verão, o programa tem como objetivo mostrar mais escolhas para quem deseja explorar o turismo catarinense. Em 2023, Santa Catarina recebeu 10 premiações no evento nacional “O Melhor de Viagem e Turismo”, do Grupo Abril, o que mostra o reconhecimento atual em nível nacional e deve aumentar o número de visitantes no estado.
As estimativas para a temporada de verão de 2023/2024 preveem um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior. A estimativa de fluxo aéreo terá um aumento de 10% em relação à temporada de verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação ao ano anterior.

Com informações e fotos da SECOM/SC.

Compartilhe nas mídias sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Pular para o conteúdo