Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da DEIC prende empresário apontado como receptador de cargas furtadas em Itajaí

Na quarta-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/DEIC), deflagrou operação policial e cumpriu mandado de busca e apreensão em uma loja de materiais de construção, localizada no bairro Santa Regina, na cidade de Itajaí, e na residência de um homem investigado por ser receptor de cargas furtadas.
Foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e uma pistola e munições. A arma havia sido furtada em 2020 no bairro Praia Brava, Itajaí. O empresário foi preso em flagrante delito pelos crimes de resistência, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

Entenda o caso
Após identificar e responsabilizar criminalmente os autores do furto de carga de produtos sanitários ocorrido no dia 20 de março deste ano, na cidade de Joinville, a DFRC/DEIC identificou o receptador da carga.
Trata-se de um empresário do ramo de Materiais Construção. A carga furtada está avaliada em R$ 112.000,00. Após a deflagração da primeira fase da operação, em julho de 2023, o receptador, na tentativa de eximir-se da sua responsabilidade, vendeu a carga de primeira linha para uma empresa de reciclagem.
O titular da DFRC/DEIC, delegado Osnei Valdir de Oliveira, destaca a importância da atividade da Polícia Civil no enfrentamento a furtos e roubos de cargas. “A equipe de investigação da DFRC analisa minuciosamente cada documento e dispositivo apreendido. Somente com uma investigação robusta e técnica é possível atingir toda a cadeia criminosa, do autor do furto ao receptador da carga. No combate ao roubo de carga todos os envolvidos devem ser identificados e responsabilizados criminalmente. Essa é a resposta que o setor do Transporte Rodoviário de Cargas merece”, destaca o delegado.
Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail _deic-dfrc@pc.sc.gov.br, sendo garantido o anonimato.