Polícia Civil inaugura revitalização da Delegacia do Subdistrito da Pinheira e anuncia atendimento o ano todo

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Civil de Santa Catarina reinaugurou a Delegacia de Polícia do Subdistrito da Pinheira. Localizada na rodovia Evádio Paulo Broering, Km 11, na Enseada da Pinheira, em Palhoça, a unidade policial está com a estrutura física revitalizada e reabre para atender os cidadãos e turistas do sul de Palhoça. Além disso, durante o evento de inauguração da unidade, foi anunciado que a Delegacia do Subdistrito da Pinheira funcionará o ano todo e não somente nas temporadas de verão, como vinha acontecendo nos últimos anos.

O evento de reinauguração aconteceu junto com a inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, que funcionará no mesmo prédio da unidade policial, e da formatura de 21 guardas-vidas civis voluntários. Ao final do evento, aconteceu o descerramento da placa inauguração do espaço, que será utilizado pela PCSC e pelo CBMSC, e o tradicional banho de batismo dos formandos.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, com destaque para o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel; o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Fabiano de Souza; e o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Revitalização da Delegacia do Subdistrito da Pinheira

A reforma deste ano começou em novembro e contou com melhorias estruturais como pintura, identificação visual, substituições de portas, construção de garagem, pavimentação do terreno, parte elétrica e construção de novos muros. Estima-se que o investimento tenha sido de R$ 60 mil reais. Dinheiro esse oriundo de recursos do Corpo de Bombeiros e da parceria com a Secretaria de Obras da Prefeitura de Palhoça.

A Delegacia de Polícia do Subdistrito da Pinheira foi inaugurada em 1993 e funcionou durante os primeiros 20 anos todos os meses do ano e depois disso passou a funcionar durante a temporada de verão, com o objetivo de incrementar o número de policiais civis, visando atender à demanda da comunidade da região, que aumenta devido ao alto fluxo de turistas neste período do ano.

Inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar

Em parceria com a PCSC, nas últimas três temporadas de verão, uma viatura do tipo autossocorro de urgência do CBMSC ficou baseada nas instalações da Delegacia de Polícia do Subdistrito da Pinheira. Com o objetivo melhorar o atendimento do CBMSC na localidade, a presença da viatura tornou-se indispensável, haja vista a distância do quartel mais próximo no centro da cidade.

No início deste ano, após o encerramento da temporada 2022-2023, as instituições iniciaram as tratativas para a instalação definitiva da corporação na região sul do município.

Essa importante parceria e o apoio das prefeituras municipais de Palhoça e Paulo Lopes permitiram que agora pudesse ser ofertado a toda comunidade da região sul de Palhoça, Paulo lopes e demais localidades do entorno, o serviço ininterrupto das atividades do CBMSC, com a inauguração de sua nova sede no bairro Pinheira.

Créditos de fotos: CBMSC