Polícia Civil de Chapecó divulga balanço anual que revela que foram cumpridos 345 mandados de prisão em Chapecó, aumento de 40% em relação ao ano passado

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia Regional de Polícia de Fronteira de Chapecó, apresentou nesta sexta-feira (22/12) os trabalhos realizados no ano 2023, relativos à 12ª DRP.

Os dados divulgados revelaram que somente no município de Chapecó a Polícia Civil cumpriu 345 mandados de prisão, o que representa um aumento de 40,8% em referência ao ano anterior.

Neste sentido, ressalta-se que Chapecó figurou com 02 unidades policiais entre as 10 do Estado que mais cumpriram mandados de prisão.

Em relação aos mandados de busca e apreensão, destaca-se que foram cumpridos 268 pelas unidades policiais da DRP de Chapecó, o que reflete no aumento de 30,7 %.

Ainda, foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário aproximadamente 5660 Procedimentos de Polícia Judiciária e formalizadas 1434 Medidas Protetivas de Urgência.

Chapecó também se destacou na queda no número de homicídios (44,8%). Foram registrados 16 casos de homicídios até a data de 22/12/23, contra 29 casos registrados no mesmo período do ano passado.

Neste ano, a Polícia Civil de Chapecó também apresentou:

– A inauguração do Núcleo de Operações com Cães;

– A inauguração da Sala lilás;

– A inauguração da Sala de Depoimento Especial na DPCAMI;

– A inauguração da Sala OAB por elas na DPCAMI;

– A formalização da campanha “Mulher Segura” nos ônibus urbanos;

– A inauguração da galeria de Delegados Regionais;

– O resgate do acervo histórico da PC, exposto na DRP;

– A ativação do espaço kid’s na DRP;

– A aquisição de 05 (cinco) viaturas; e

– O encaminhamento de aquisição de 02 (duas) armas longas em convênio com o Ministério Público local.

A propósito, ressalta-se que na Região Oeste do Estado de Santa Catarina somente Chapecó possui concomitantemente as salas “Lilás”, de “Depoimento Especial” e “OAB por Elas”, especializadas no atendimento as mulheres vítimas de violência.

Entende-se que estas melhorias estruturais, combinadas com a capacidade e com o empenho dos Delegados, Escrivães, Agentes e Psicólogos Policiais, resultaram num melhor atendimento à população.

Para o Delegado Regional de Polícia de Chapecó, Delegado Danilo da Silva Fernandes, os números apresentados evidenciam o comprometimento de todos os policiais civis e colaboradores da região de Chapecó, que não medem esforços para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos que necessitam da Polícia Civil de Santa Catarina.