A Polícia Civil de Santa Cataria foi selecionada pela International Law Enforcement Academy (ILEA) de Gaborone (Botswana) para participar Curso de Investigações de Crimes Cibernéticos (Cyber Crime Investigations Course). O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, destacou que a destinação de uma vaga para a PCSC mostra o reconhecimento internacional que a instituição vem recebendo, em função da qualidade do trabalho desenvolvido pelos policiais civis catarinenses na elucidação de crimes cibernéticos.
Nesta edição do curso que ocorre entre os dias 05 e 09 de fevereiro, Santa Catarina será representada por um agente de polícia que atua na Diretoria de Inteligência (DINT). Além de aspectos históricos da internet, o curso trata de ferramentas e técnicas investigativas para auxiliar nas apurações de crimes em ambiente virtual.
De acordo com o delegado Ulisses participar do programa ILEA é uma oportunidade única. “É fundamental para aprimorar os conhecimentos na área de Inteligência Cibernética, conhecer policiais de outros países que atuam no mesmo tema e criar uma rede internacional de colaboração”, assinalou o delegado-geral.
A Diretoria de Inteligência (DINT) da PCSC tem em sua estrutura o laboratório de Tecnologia Cibernética (Ciberlab) que em 2023 investigou 129 casos envolvendo ameaças à escolas, que resultaram na apreensão de 29 adolescentes e no cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão.
No ano passado, a delegada Eliane Chaves, titular Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Araranguá participou do curso sobre tráfico humano e exploração infantil (Human Traficking and child exploitation), também promovido pela ILEA, uma das principais academias do mundo que se dedica a aplicação da lei e o combate ao crime transnacional.
O que é a ILEA
A Academia Internacional de Aplicação da Lei (ILEA) é uma parte essencial do reforço da capacidade dos EUA e dos seus parceiros para enfrentar eficazmente as ameaças criminosas transnacionais. Financiado pelos Estados Unidos, os programa ILEA promove os esforços anticrime estimulando a criação de redes internacionais para troca de informações fortalecendo assim o enfrentamento de ameaças. A ILEA está localizada a 45 quilômetros a sul de Gaborone, no Botswana. Os terrenos e instalações da ILEA são adjacentes ao complexo da Escola de Polícia do Botswana.
Canais de
Ouvidoria