Operação Caminhos Seguros: Até o dia 07 de março, PCSC recebe inscrições para escrivães interessados em compor força-tarefa

A Polícia Civil de Santa Catarina informa que estão abertas as inscrições para escrivães interessados em compor o reforço policial da Operação Caminhos Seguros, que será realizada entre os dias 06/05 a 10/05 (1º período) e dos dias 13/05 a 17/02 (segundo período), em Criciúma. A Operação Caminhos Seguros visa o combate à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e será gerida pela Coordenadoria das DPCAMIs.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio do SISTEMA INTEGRA (https://integra.pc.sc.gov.br/), até o dia 07 de março de 2024 e a escolha será realizada mediante sorteio, salvo quando os inscritos para as vagas não forem suficientes e houver necessidade de convocação. As inscrições estarão disponíveis para os 02 períodos em uma única oportunidade. O policial deverá fazer a inscrição para um ou mais períodos nesta mesma ocasião, se o desejar.

O candidato deverá incluir suas chefias/homologadores hierárquicos (por exemplo: Titular da Delegacia de Polícia, Delegado Regional e Diretor). Alguns policiais se excetuam dessa via hierárquica, os quais poderão incluir as chefias/homologadores de forma diferenciada em uma ou duas vias hierárquicas, como os policiais de Coordenadorias, Gerências, Delegacias Regionais, Diretorias, COPC e outras. Caso alguma chefia hierárquica do candidato estiver de férias, o candidato deverá incluir o nome da chefia substituta como homologador. O candidato somente participará do sorteio caso sua inscrição seja devidamente homologada por toda a cadeia hierárquica, não há a previsão de homologação tácita.

O prazo para inscrição se encerra no dia 07/03/2024 às 17:00h, podendo ser reaberto dependendo da necessidade de gestão do Setor de Operações, sendo neste caso informada a reabertura para o email pctodos@pc.sc.gov.br. Esclarecemos que as inscrições serão apenas para Escrivão de Polícia e para os períodos acima descritos, os quais podem sofrer alteração de datas e períodos. As informações de alteração de datas serão comunicadas através do email pctodos@pc.sc.gov.br.

Os policiais que se inscreverem devem estar plenamente aptos para o trabalho policial, exercer as atividades de polícia judiciária, ter conhecimento básico e habilidade no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), EPROC e no Sistema Audiovisual/Videoconferência e estar habituado com os serviços inerentes às rotinas das DPCAMIs. Os policiais que não preencherem esses requisitos poderão ser desconvocados.

Os policiais do CTISP – Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado podem participar da Operação Caminhos Seguros. O policial inscrito poderá acompanhar todos os trâmites de homologação de sua inscrição e resultado dos sorteios através do Sistema INTEGRA.

A convocação do policial se dará através de e-mail pelo Setor de Operações à respectiva Diretoria a qual o policial é subordinado. Sendo que a Diretoria deverá dar ciência de imediato através das demais Unidades de Polícia da cadeia hierárquica em que o policial civil convocado é subordinado.

As diárias serão custeadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Nacional, no valor de R$ 335,00/dia (Trezentos e trinta e cinco reais). É vedada a participação de policiais lotados nas unidades subordinadas à Delegacia Regional de Polícia da cidade sede da operação (6ª DRP de Criciúma).