DRE/DEIC deflagra operação contra associação de tráfico de drogas que distribuía entorpecentes por remessas postais

Na quarta-feira, dia 06/03/2024, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/DEIC), coordenada pelo Delegado Claudio Monteiro, desencadeou operação policial para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, sendo realizada a prisão de três indivíduos por tráfico de drogas, no bairro Roçado, em São José.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Criminal de Biguaçu, em decorrência de investigação iniciada em fevereiro de 2023, em razão da apreensão de drogas diversas (ecstasy, maconha, haxixe, cocaína entre outras) que seriam remetidas por serviços postais.

A associação de traficantes se valia dos serviços postais oferecidos pelos Correios e por outras empresas transportadoras e postavam encomendas de drogas para os mais diversos locais do Brasil, sempre com o mesmo modus operandis, camuflando as drogas dentro de produtos lícitos, como brinquedos infantis (carrinhos, caminhões etc) e outros objetos como panelas, lixeiras.

No curso da investigação, constatou-se que as postagens de drogas foram feitas em inúmeras ocasiões e continuavam a todo o vapor, sendo realizada, inclusive, a quebra do sigilo de dados telemáticos e outras diligências.

Nesta tarde de quarta-feira (06), durante a vigilância na residência do alvo principal, foi possível acompanhar o momento de sua saída e deslocamento até um estabelecimento próximo, quando foi constatado seu encontro com outros dois indivíduos, momento em que foi realizada a abordagem policial.

Dada a voz de prisão ao alvo, verificou-se que uma mochila que estava de posse de um dos outros dois indivíduos continha um pacote pronto para remessa postal, contendo em seu interior um brinquedo, que ocultava certa quantia de droga semelhante a haxixe.

Juntamente com o pacote, estava um comprovante de remessa pelos Correios feito minutos antes da ação policial. Tal postagem foi retida e verificou-se, no seu interior, um brinquedo contendo vários comprimidos de droga semelhante a ecstasy.

Na sequência, a equipe se deslocou até a residência do alvo principal para o cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão, onde foi encontrada grande quantidade de drogas e munições, além de diversos objetos relacionados a atividade do tráfico (balança, contadora de notas e materiais para embalagem). Parte da droga apreendida na residência continha as mesmas características da droga retida e apreendida com os responsáveis, pelo Correio. Também foram apreendidos veículos e aparelhos celulares.

O resultado corroborou a tese investigativa e resultou na prisão em flagrante delito dos três indivíduos, tendo se logrado êxito na desarticulação dessa associação criminosa que, de forma fracionada, fornecia drogas para outros traficantes em diversas partes do país.