A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São Joaquim, em ação conjunta com a DPCo de São Joaquim e dando continuidade a Operação “Campo Santo”, que investiga o crime de homicídio quintuplamente qualificado, ocorrido no início do ano em São Joaquim, deu cumprimento a 6 mandados de busca e apreensão e 01 mandado de prisão em desfavor do último investigado, que se encontrava foragido.
Na primeira fase da operação “Campo Santo”, ocorrida no dia 06/02/2024, quando a DIC de São Joaquim deu cumprimento a 08 mandados de busca e apreensão e 03 mandados de prisão de pessoas relacionadas ao crime de homicídio ocorrido no inicio desse ano na cidade de São Joaquim.
De acordo com o delegado da DIC de São Joaquim, Wilian Sales, a operação foi deflagrada na quarta-feira (06) e quinta-feira (07), na localidade Despraiado, distante 01h40min do centro de São Joaquim, onde foram cumpridos 06 mandados de busca e apreensão, procurando localizar e prender o último investigado que se encontrava foragido.
Por ocasião das buscas e pela vasta área de mata no local, o investigado conseguiu fugir, ficando escondido no mato até o início da madrugada de quinta-feira (7), levando os policiais da DIC e da DPCo a continuarem incessantemente na busca pelo foragido.
Diante dos fatos, e, objetivando a prisão do foragido, a Polícia Civil se utilizou de técnicas de inteligência policial e contrainformação, levando o foragido a sair do mato e se dirigir à área central de São Joaquim, onde foi preso no momento em que adentrava em um prédio. O indivíduo preso foi conduzido a DIC de São Joaquim, onde foi efetuado seu interrogatório e demais procedimentos legais, sendo encaminhada posteriormente ao Presídio de Lages/SC.
Com a prisão deste foragido, agora são quatro indivíduos presos pelo crime de homicídio ocorrido no início do ano.
O crime se encontra praticamente elucidado, porém, ainda restam algumas diligências a serem realizadas, visando a completa elucidação do fato. Ao final o Inquérito Policial encerrado e encaminhado ao Poder Judiciário.
A Polícia Civil de Santa Catarina reitera o seu compromisso com a sociedade Joaquinense de combater o crime em todas as suas formas.
Entenda o caso
No início do ano um jovem desapareceu e familiares registraram o Boletim de Ocorrência de desaparecimento. No dia 09/01, a DIC recebeu uma informação de que esse jovem desaparecido teria sido assassinado e seu corpo jogado no cemitério em uma localidade 30 minutos distante do centro de São Joaquim.
Imediatamente os policiais se deslocaram até o referido cemitério e após realizarem buscas no local, notaram a vegetação amassada próximo a um túmulo, ao ser aberto, se verificou que jovem desaparecido havia sido assassinado e seu corpo escondido dentro de um túmulo no cemitério.
Iniciadas as investigações, a autoria restou identificada, sendo representado e deferido pelo juízo criminal mandados de busca e apreensão e prisão, que foram cumpridos. A Operação contou com o apoio de aproximadamente 45 Policiais Civis das cidades de Campos Novos, Joaçaba, Lages, São Joaquim, São José e Urubici.
O nome “Campo Santo” se deu pelo fato de que a vitima foi assassinada e teve seu corpo ocultado dentro do cemitério.
Canais de
Ouvidoria