A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São Joaquim, em ação conjunta com a DPCo de São Joaquim e dando continuidade a Operação “Campo Santo”, que investiga o crime de homicídio quintuplamente qualificado, ocorrido no início do ano em São Joaquim, deu cumprimento a 6 mandados de busca e apreensão e 01 mandado de prisão em desfavor do último investigado, que se encontrava foragido.
Na primeira fase da operação “Campo Santo”, ocorrida no dia 06/02/2024, quando a DIC de São Joaquim deu cumprimento a 08 mandados de busca e apreensão e 03 mandados de prisão de pessoas relacionadas ao crime de homicídio ocorrido no inicio desse ano na cidade de São Joaquim.
De acordo com o delegado da DIC de São Joaquim, Wilian Sales, a operação foi deflagrada na quarta-feira (06) e quinta-feira (07), na localidade Despraiado, distante 01h40min do centro de São Joaquim, onde foram cumpridos 06 mandados de busca e apreensão, procurando localizar e prender o último investigado que se encontrava foragido.
Por ocasião das buscas e pela vasta área de mata no local, o investigado conseguiu fugir, ficando escondido no mato até o início da madrugada de quinta-feira (7), levando os policiais da DIC e da DPCo a continuarem incessantemente na busca pelo foragido.
Diante dos fatos, e, objetivando a prisão do foragido, a Polícia Civil se utilizou de técnicas de inteligência policial e contrainformação, levando o foragido a sair do mato e se dirigir à área central de São Joaquim, onde foi preso no momento em que adentrava em um prédio. O indivíduo preso foi conduzido a DIC de São Joaquim, onde foi efetuado seu interrogatório e demais procedimentos legais, sendo encaminhada posteriormente ao Presídio de Lages/SC.
Com a prisão deste foragido, agora são quatro indivíduos presos pelo crime de homicídio ocorrido no início do ano.
O crime se encontra praticamente elucidado, porém, ainda restam algumas diligências a serem realizadas, visando a completa elucidação do fato. Ao final o Inquérito Policial encerrado e encaminhado ao Poder Judiciário.
A Polícia Civil de Santa Catarina reitera o seu compromisso com a sociedade Joaquinense de combater o crime em todas as suas formas.
Entenda o caso
No início do ano um jovem desapareceu e familiares registraram o Boletim de Ocorrência de desaparecimento. No dia 09/01, a DIC recebeu uma informação de que esse jovem desaparecido teria sido assassinado e seu corpo jogado no cemitério em uma localidade 30 minutos distante do centro de São Joaquim.
Imediatamente os policiais se deslocaram até o referido cemitério e após realizarem buscas no local, notaram a vegetação amassada próximo a um túmulo, ao ser aberto, se verificou que jovem desaparecido havia sido assassinado e seu corpo escondido dentro de um túmulo no cemitério.
Iniciadas as investigações, a autoria restou identificada, sendo representado e deferido pelo juízo criminal mandados de busca e apreensão e prisão, que foram cumpridos. A Operação contou com o apoio de aproximadamente 45 Policiais Civis das cidades de Campos Novos, Joaçaba, Lages, São Joaquim, São José e Urubici.
O nome “Campo Santo” se deu pelo fato de que a vitima foi assassinada e teve seu corpo ocultado dentro do cemitério.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.