Polícia Civil de Santa Catarina

Profissionais das forças de Segurança Pública de SC têm prioridade na vacinação contra a gripe

Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina foi antecipada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE). A medida segue a orientação do Ministério da Saúde (MS), que decidiu antecipar para o mês de março a Campanha de Vacinação contra a gripe que ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio. 

Assim como nos anos anteriores, a vacinação será destinada apenas para a população dos grupos prioritários, um total de 3.023.725 pessoas. Os profissionais de Segurança Pública do Estado fazem são um dos grupos prioritários. A meta é imunizar, ao menos, 90% dos grupos prioritários até o dia 31 de maio.

Segundo informações da Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização da DIVE, a vacina tem papel fundamental na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são pessoas mais vulneráveis, mais suscetíveis a evoluir para gravidade caso sejam infectadas pelo vírus influenza, que causa a gripe. Por isso, é importante que a população procure uma unidade de saúde e tome a vacina.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.  A SES ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Mais informações sobre outros grupos prioritários na página da SES: https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/14798-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-antecipada-em-santa-catarina

Crédito de imagem: Ricardo Trida/SECOM

Compartilhe nas mídias sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Pular para o conteúdo