DECOR/DEIC deflagra operação “Backbone” que apura esquema de “rachadinha” em Joinville e Palhoça

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (3ª DECOR) deflagrou, nesta quinta-feira (18), operação policial destinada ao cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville e Palhoça relacionada a investigação que apura a suposta prática de conduta popularmente conhecida como “Rachadinha”, que vem sendo perpetrada no âmbito da Câmara de Vereadores de Joinville.

Conforme se vem apurando, um esquema ilícito voltado ao recolhimento de parte dos vencimentos devidos a assessores de um vereador foi implantado, visando gerar enriquecimento ilícito e vantagens políticas tanto em prol do vereador investigado, quanto de seus aliados.

Segundo consta, a empreitada criminosa é articulada por agentes de confiança do parlamentar, pessoas estas que atuam como intermediárias entre o recolhimento dos valores e sua destinação final. A atuação de intermediadores no esquema criminoso é o motivo pelo qual se denominou a operação policial como Backbone.

Além das residências dos investigados, a Câmara de Vereadores de Joinville também foi alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Nos locais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, especialmente telefones celulares e documentos relacionados aos fatos sob apuração.

Participaram da operação cerca de 80 Policiais Civis de diversas divisões da DEIC, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, das DRPs de Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, bem como de Peritos da Polícia Científica de Santa Catarina, além de ter sido acompanhada de membros da Comissão de Prerrogativas da OAB – Subseção de Joinville.