Nesta sexta-feira (03/05), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de São José, deu cumprimento a dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados pela prática dos crimes de incêndio majorado, associação criminosa, corrupção de menores e furto na modalidade tentada. As práticas criminosas ocorreram no bairro Sertão do Maruim, São José, no dia 23 de março deste ano.
A ação foi realizada em continuidade à operação deflagrada em 10 de abril deste ano. Após intenso trabalho investigativo desde o conhecimento dos fatos, apurou-se o envolvimento de alunos e ex-alunos da Escola Estadual José Mathias Zimmermann no tocante à autoria das condutas realizadas contra o estabelecimento de ensino.
Na ocasião das buscas, bem como no decorrer das investigações, foram colhidos diversos elementos de interesse investigativo, os quais apontam a autoria delitiva, bem como indicam que no dia dos fatos os suspeitos deslocaram até a escola a fim de causar incêndio no local, bem como tentar subtrair as carnes destinadas à merenda dos alunos.
Destaca-se, também, que o prejuízo causado à escola e à comunidade ainda não foi estimado, uma vez que o estabelecimento de ensino permaneceu fechado por diversos dias em consequência dos danos à parte elétrica e ao abastecimento de água do local. A operação contou com apoio dos policiais civis da DRP de São José e DRP de Palhoça.
Canais de
Ouvidoria