Comitiva da Segurança Pública de SP visita Santa Catarina para conhecer o sistema de Boletim de Ocorrência Integrado

Uma comitiva da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo realizou visita ao estado para conhecer o Boletim de Ocorrência Integrado existente no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) de Santa Catarina. O modelo catarinense é considerado referência no país. A Agente de Polícia, Deise Boing, que atua na Gerência de Tecnologia e na Coordenadoria do SISP representou a Polícia Civil no ato e detalhou o funcionamento do sistema.

O SISP é utilizado pela Polícia Militar, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Polícia Penal sendo mantido e desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Com o foco na integração, o sistema possui banco de dados, por exemplo, de identificação civil e prisional, ocorrências policiais, dados de CNHs e veiculares, mandados de prisões e de medidas protetivas. Outro ponto que chamou a atenção das autoridades de São Paulo é que, em Santa Catarina, as Polícias Civil e Militar registram BOs (Boletins de Ocorrências), por meio do SISP. Depois de conhecer o sistema, a comitiva de São Paulo visitou as instituições de segurança pública catarinenses.

O subsecretário de Acompanhamento de Projetos Estratégicos da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Rafael Ramos da Silva, explica que a escolha pela visita à Segurança Pública catarinense se deu pela referência do Estado na área de integração de registros pelas Polícias de SC, do relacionamento integrado existente com as Polícias de SP e a possibilidade de aproveitar a expertise histórica catarinense na área.

A SSP de São Paulo criou um grupo de trabalho para tratar o assunto naquele Estado, composto por oficiais da PM, delegados da Polícia Civil e peritos da Polícia Técnica Científica. “A gente sabe que é uma integração um pouco sensível, mas sabemos que Santa Catarina conseguiu trazer convergência nesse nível e entregar um melhor serviço para a população e uma maior qualidade do trabalho policial”, elogiou o subsecretário de Acompanhamento de Projetos Estratégicos.

O espírito de enfrentamento conjunto ao crime e a relação interligada dos Estados em prol da segurança pública também foram enfatizados durante as reuniões. “Tratamos esse encontro com muita responsabilidade para o nosso Estado. Santa Catarina acaba por ser uma referência nacional com a integração das polícias e das políticas também que unem as polícias”, destacou o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de SC, coronel Júnio José de Oliveira.

Ampliação do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP

A proposta do SISP é congregar em uma única ferramenta diversos bancos de dados por meio de convênios e termos de cooperação técnica com órgãos diversos.

Atualmente, a SSP-SC trabalha administrativamente para ampliar e padronizar os acessos e convênios com o SISP para melhorar ainda mais os atendimentos pelo sistema e o trabalho dos profissionais que o desenvolvem. Assim, busca-se o fortalecimento da integração na área e das estratégias de combate à criminalidade no Estado.