Polícia Civil deflagra operação contra furto de cargas e prende dois investigados no Paraná

Nesta terça-feira (11/06), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou operação policial na cidade de Londrina, no Paraná.  Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

A investigação, coordenada pelo Delegado de Policia Osnei Valdir de Oliveira, identificou autor de furto de carga, ocorrido no dia 22/07/2023 na cidade de São Francisco do Sul/SC. Na ocasião foram levadas 36 toneladas de fertilizantes, possuindo valor comercial no importe de R$ 57.591,00. A carga embarcada na cidade de São Francisco do Sul/SC tinha como destino Itaberaí/GO.

Ao tomar conhecimento do crime, a equipe de investigação da DFRC adotou medidas para o esclarecimento dos fatos. Restou apurado a participação da transportadora contratada para o frete, que pré-orquestrou a empreitada criminosa.  Assim que o motorista tomou posse da carga de fertilizantes, iniciou-se a fase de ocultação do crime, momento em que o responsável pela transportadora enviou ao contratante do frete um boletim de ocorrência falso supostamente registrado no estado de São Paulo.

De pronto foi verificado se tratar de prática muito utilizada pelos grupos criminosos para a subtração de cargas, valendo-se da atividade laboral para lesar a vítima, tanto com a prática do furto quanto mediante o recebimento do valor relativo ao adiantamento do frete.

Dias após esse crime, os mesmos autores usando da mesma estratégia praticaram outro furto de carga de fertilizantes na cidade de Paranaguá/PR. Para possibilitar a execução dos crimes, realizam os carregamentos próximos de finais de semana e/ou de feriados, aproveitam-se do período que permaneceram na posse da carga para subtraí-las.

Após identificar atuação do grupo criminoso, o titular da DFRC/DEIC, Delegado Osnei Valdir de Oliveira, representou pela expedição de mandados de prisão e de busca e apreensão, sendo tais medidas deferidas pelo Poder Judiciário.

Nesta manhã, as ordens judiciais foram cumpridas pela DFRC/DEIC, com apoio operacional da Polícia Civil do Paraná – Delegacia de Cambé/PR.

Além do empresário, também foi preso o motorista que atuou para a subtração da carga. Na época do crime ele já se encontrava foragido e havia dois mandados de prisão em seu desfavor, pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas.

Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail _deic-dfrc@pc.sc.gov.br da POLÍCIA CIVIL, sendo garantido o anonimato.