Segurança Pública de SC apresenta ações na plenária regional Norte da FACISC

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) e as forças de Segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica — fizeram apresentações de ações realizadas na área na reunião Plenária Regional Norte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

O encontro dentro do Programa Voz Única da FACISC ocorreu na terça-feira, 23, no Porto de Itapoá. O Secretário de Segurança Pública designado, coronel Flávio Graff, elencou as ações desenvolvidas no Estado, em especial na região Norte.

A reunião abordou demandas como efetivo, infraestrutura, equipamentos e viaturas. A SSP-SC também recebeu documentos com reivindicações das associações para os municípios e que terão o devido encaminhamento junto às forças de Segurança.

“Foi uma reunião bastante produtiva, bastante prestigiada, onde estiveram representadas todas as forças de Segurança Pública de nosso Estado, tendo levado as ações do governo Jorginho Mello e mostrado porque Santa Catarina é considerado o Estado mais seguro do País, tendo inclusive na regional Norte uma das cidades mais seguras do País”, destacou o secretário de Segurança Pública.

Em termos de equipamentos – computadores, microscópios, câmaras frias, videocomparadores espectrais –, armamentos – armas, coletes, capacetes balísticos, munições –, viaturas (77 para SC), especialmente as relacionadas ao FESP (Fundo Estadual de Segurança Pública), os investimentos em SC somam mais de R$ 49 milhões no primeiro semestre de 2024.

Em relação ao efetivo, o secretário ressaltou que neste momento há 500 policiais militares em curso de formação; concurso em andamento na Polícia Civil com 30 vagas para o cargo de delegado e 30 vagas para o cargo de Psicólogo; e para a Polícia Científica foram recentemente empossados 36 peritos e 7 agentes de perícia Médico-Legal.

Fortalecimento de laços com a classe empresarial

A plenária teve o objetivo de fortalecimento de laços entre a classe empresarial e o poder público, visando influenciar positivamente as decisões governamentais em prol do bem-estar e o crescimento coletivo, informou a FACISC.

Participaram presidentes, diretores e executivos das associações empresariais de Araquari, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Schroeder e São Francisco do Sul.

Pela Segurança Pública também estiveram presentes o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Fabiano Bastos das Neves; o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar em Joinville, coronel Marcio Leandro Reisdorfer; o diretor de Polícia do Litoral da Polícia Civil, delegado Fábio Osório; o delegado Vinicius Ferreira representando a Delegacia Regional de Joinville; o Perito Criminal Iury Nunes Lopes, representando a Superintendência regional da Polícia Científica de Joinville, entre outros.