Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa responsável pela subtração de no mínimo 24 cargas em diversos estados

Nesta terça-feira (06/08), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou a operação “Conexão Sul” contra organização criminosa responsável pela subtração de no mínimo 24 cargas nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Santa Catarina. Até o momento, três pessoas foram presas, mas as diligências ainda estão em andamento.

A investigação iniciou em março/2023 após o furto de uma carga leite em pó na cidade de Itajaí e identificou o grupo criminoso responsável pela subtração de cargas utilizando como “modus operandi” a utilização de dados de motoristas terceiros mediante a falsificação de CNH e a clonagem dos caminhões. Com os dados falsos buscavam fretes em plataformas e realizavam a coleta das cargas.

Somente no estado de Santa Catarina, o grupo criminoso subtraiu oito cargas, ocasionando um prejuízo de aproximadamente 1.550.000,00, além dos demais crimes praticados em outros estados.

Sob a coordenação do delegado Osnei Valdir de Oliveira, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão. Foram apreendidas duas armas de fogo, munições, rádios comunicadores, dispositivos eletrônicos e documentos. Todo material será minuciosamente analisado pela equipe de investigação objetivando identificar outros integrantes do grupo.

Para cumprimento dos mandados no estado do Paraná, a DFRC/DEIC contou com apoio da Polícia Civil do Paraná e da DRP de Criciúma.

Entenda a dinâmica do crime: