As ações desenvolvidas pela rede de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e a importância da integração nos atendimentos foram alguns dos temas abordados no ciclo de palestras das Forças de Segurança em Chapecó, no Oeste.
O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 07, no Centro de Eventos, com a presença da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica de Santa Catarina. A iniciativa foi alusiva à Operação Shamar e o público alvo foram policiais militares, civis e científicos e bombeiros militares, além de demais órgãos da rede de proteção de Chapecó.
A Polícia Científica abordou a estatística da violência contra a mulher e a importância da perícia criminal na elucidação de crimes envolvendo vítimas mulheres. A Polícia Militar relatou as ações da corporação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Já a palestra da Polícia Civil foi sobre a rede de proteção no enfrentamento da violência contra a mulher. O Corpo de Bombeiros Militar proferiu palestra sobre a diretriz operacional número 12 e o protocolo integrado de atendimento à mulher vítima de violência.
A operação Shamar
Neste mês de agosto, as forças de Segurança de Santa Catarina — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica — estão intensificando as ações repressivas e preventivas contra a violência doméstica e familiar e o combate aos crimes contra a mulher no Estado. Os trabalhos fazem parte da operação nacional Shamar, cujo nome, em hebraico, significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em Santa Catarina, a coordenação estadual é feita pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), com a participação do setor de inteligência para levantamento e acompanhamento das ocorrências e estatísticas e executada pelas forças de Segurança.
Denúncias
Os trabalhos da operação Shamar consistirão também na averiguação de denúncias oriundas por qualquer tipo de meio, especialmente do Disque Denúncia 181 e WhatsApp Denúncia (48-98844-0011) e Delegacia Virtual da Polícia Civil, bem como pelos telefones de emergências 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar.
Canais de
Ouvidoria