Em oito meses, delegacias de combate à corrupção da PCSC já apreenderam valores superiores a R$ 8 milhões

A Polícia Civil de Santa Catarina tem atuado fortemente no combate à corrupção. Desde 2023, a Delegacia-geral da PCSC, a Diretoria de Investigações Criminais (DEIC) e a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR) têm estruturado e fortalecido as Delegacias Especializadas de Combate à Corrupção (DECOR). Estrategicamente distribuídas por Santa Catarina, as seis unidades policiais especializadas atendem hoje todas as regiões do estado. Desde que assumiu o estado em 2023, o governador Jorginho Mello tem cobrado da PCSC uma atuação firme contra a criminalidade.

Um balanço de ações divulgado nesta quarta-feira, 28, pela CECOR revelou números impressionantes que mostram a determinação da PCSC em atuar na defesa do interesse público. Apenas nos primeiros oito meses deste ano, as Delegacias de Combate à Corrupção realizaram 26 operações policiais para o cumprimento de 256 mandados de busca, em 41 municípios catarinenses. Essas ações resultaram na prisão de 29 pessoas e no afastamento de 24 agentes públicos.

Mas além de identificar os suspeitos, angariar provas para subsidiar os inquéritos policiais, em busca da responsabilização criminal, a análise de dados da CECOR indicou que apenas em 2024 foram apreendidos mais de R$ 8 milhões em valores (dinheiro, bens móveis e imóveis) que poderão ser usados para ressarcir o erário público. Somando aos resultados de 2023, que foi de R$ 6,6 milhões, esse valor alcança R$ 14, 6 milhões. No ano de 2022, os valores apreendidos ficaram em R$ 230 mil. “O ano de 2023 foi um ano de produtividade altíssima, com aumento nos principais indicadores estatísticos entre 48 e 2.700%. Esses percentuais dizem respeito ao número de operações deflagradas, prisões, mandados de busca cumpridos e valores apreendidos”, afirmou o Coordenador da CECOR.

O delegado Gustavo Muniz disse ainda que em 2024 já foram ultrapassados todos os indicadores de produtividade. “Certamente um ano histórico, que demonstra a força e maturidade da Polícia Civil em tão importante missão, que é o combate à corrupção”, pontuou o delegado Muniz.

Na última segunda-feira, 26, um decreto do governador Jorginho Mello criou a 6ª DECOR, unidade que atenderá exclusivamente a região compreendida pelas Delegacias Regionais de Lages, São Joaquim, Curitibanos, Videira, Caçador e Joaçaba. “A nova unidade atenderá ao meio-oeste, uma região que, pelas peculiaridades geográficas do nosso estado, acabava ficando distante demais das já existentes. Além disso, outros avanços como a subordinação administrativa à DEIC fornecerão ainda mais autonomia funcional às equipes. Certamente a estrutura de combate à corrupção da Polícia Civil fez mais um importante avanço com o decreto do governador Jorginho”, finalizou.