Operação Planalto 1: PCSC cumpre 56 ordens judiciais em investigação da DRACO/DEIC que apura crimes de tráfico de drogas e organização criminosa

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DRACO/DEIC, deflagrou nesta quinta-feira, 29, a 3ª fase da operação policial Planalto 1 para cumprir 15 mandados de prisão e 41 mandados de busca e apreensão em seis cidades: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Rio Negrinho, Indaial e Foz do Iguaçu/PR. Foram presas 13 pessoas, sendo cinco em flagrante.

As investigações coordenadas pelo Delegado de Polícia Antonio Claudio Jóca, titular da DRACO, iniciaram-se após decisão judicial de compartilhamento de provas de uma investigação da DPCO de Fraiburgo.

Durante a primeira fase foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e realizado o sequestro de 3 veículos na região norte do Estado de Santa Catarina, ocasião em que foi apreendida grande quantidade de drogas.

Dando continuidade às investigações, no dia 08/04/2024 foi deflagrada a 2º fase da operação Planalto 1, ocasião em que a DRACO/DEIC, com o apoio da Receita Federal, apreendeu cerca de meia tonelada de maconha pertencente ao grupo investigado. A droga era transportada em dois veículos e tinha como destino a cidade de Joinville.

Com o aprofundamento das investigações, a DRACO/DEIC identificou alguns integrantes da organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. Diante disso, representou-se pela expedição de 15 mandados de prisão e 41 mandados de busca e apreensão, o que foi autorizado pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, após parecer favorável da 9ª Promotoria de Justiça de Joinville.

Assim, nessa quinta-feira, 29, por volta das 6h, foi deflagrada a 3ª fase da operação Planalto 1, na qual está sendo dado cumprimento a 56 ordens judiciais em desfavor de integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas.

Participam da operação cerca de 220 Policiais Civis do Estado de Santa Catarina: DEIC, DPOL, DPOI,DPGF, CORE e NOC. A DRACO/DEIC reforça seu compromisso com a repressão qualificada no combate às organizações criminosas que atuam no Estado.