A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (LAB-LD/DEIC), divulgou os números das atividades que foram desenvolvidas pela unidade em 2022. O LAB/LD foi pensado para prestar apoio aos policiais civis de todas as unidades no que tange as investigações dos mais variados tipos de delitos, além de prestar, especialmente, assessoria técnica e tecnológica nos afastamentos de sigilo bancário, fiscal e auxiliar na persecução patrimonial.
“Nossa intenção é que cada vez mais os policiais civis utilizem nossos serviços, para que a Polícia Civil possa realizar todo o ciclo da investigação, com a identificação da autoria, materialidade do crime antecedente e busca de ativos financeiros em poder das organizações criminosas. Notamos que a cada ano que passa, o LAB tem sido mais demandando, os números de aberturas de caso no SIMBA refletem isso, porém na nossa visão isso pode ser ampliado”, destaca o delegado Rodrigo Schneider, titular do LAB-LD/DEIC.
Em comparação ao ano passado, os números de aberturas de caso no Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA) cresceram consideravelmente, passando de 73, em 2021, para 120, neste ano. Além disso, no ano de 2022, 4.207 alvos foram analisados pelo LAB-LD, sendo 953 deles pessoas jurídicas e 3.254 pessoas físicas. No total, desde 2018, 7.905 alvos foram analisados pela unidade.
Em 2022, 934 relatórios de busca e coletas de dados foram produzidos, 400 solicitações de Relatórios de Inteligência Financeira foram realizadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e 291 relatórios de consulta ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS), 52 relatórios de análises bancárias, 10 relatórios de análise técnica de dados e 06 relatórios de análise fiscal foram gerados pelo LAB-LD.
O LAB-LD atende a todas as unidades da Polícia Civil de Santa Catarina. Porém, as Delegacias Regionais de Polícia que mais demandaram o Laboratório em 2022 foram as DRPs de Criciúma (82), Joinville (43), Blumenau (26), Itajaí (20) e São Miguel do Oeste (18).
Confira mais informações no infográfico:
Canais de
Ouvidoria