A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (CAOGRO/PCSC), participou entre os dias 09 a 12 de dezembro, da Operacão “Graxaria” nas cidades de Xanxerê e Abelardo Luz, juntamente com a CIDASC e a Vigilância Sanitária.
O objetivo da operação foi fiscalizar estabelecimentos que comercializavam produtos de origem animal (bovino, suíno, ovinos e outros), com o escopo de verificar a procedência, as respectivas notas fiscais, a data de validade e a sanidade dos produtos.
Ao todo, foram fiscalizados 8 estabelecimentos e quase 1 tonelada de produtos de origem animal foi apreendida, sem comprovação de origem, vencidos e visivelmente deteriorados, podendo causar sérias consequências para os consumidores. Toda a mercadoria apreendida foi descartada em aterro sanitário, já que a situação era de risco para a saúde pública e de forma alguma poderia ser consumida. Os estabelecimentos foram notificados sobre as irregularidades encontradas, sendo lavrados autos de infração.
A união de esforços entre a Polícia Civil, a Cidasc e a Vigilância Sanitária tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no estado na proteção da sanidade animal, bem como evitar a ocorrência de crimes contra o agronegócio, sobretudo o crime de abigeato e contra o consumidor.
Canais de
Ouvidoria