O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, recebeu nesta quarta-feira, 23, a visita da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do Ministério Público de Santa Catarina, promotora Bianca Andrighetti Coelho. No encontro, o delegado-geral apresentou o Inquérito Digital, ferramenta totalmente desenvolvida pela Gerência de Tecnologia, com base nas necessidades detectadas na instituição.
O IP Digital constitui um avanço significativo no campo da investigação policial, especialmente por proporcionar maior eficiência e transparência em todo o processo. Ao digitalizar os inquéritos policiais, elimina-se a necessidade de documentos físicos, o que resulta em uma economia substancial de recursos materiais. Além disso, a comunicação dos atos de polícia judiciária entre os diferentes órgãos estatais torna-se mais ágil e direta, acelerando a troca de informações e a tomada de decisões.
Outro aspecto crucial desse sistema é a sua integração com as plataformas de segurança pública estaduais. Essa integração permite que dados e informações circulem de maneira fluida entre as diversas esferas de atuação da segurança, facilitando a cooperação entre instituições e aumentando a eficácia das ações conjuntas.
Ao reunir essas funcionalidades em um único sistema, o IP Digital não só moderniza os procedimentos da polícia judiciária, como também potencializa a capacidade de resposta às demandas da sociedade. O encontro contou a presença do Diretor de Inteligência da PCSC, delegado Gustavo Madeira e do Gerente de Tecnologia e Informação da PCSC, escrivão Everton Wiezbicki, o coordenador da equipe de desenvolvimento, Bruno Marcos Espíndola e coordenadora de Projetos, Taise Ceregatti da Silva.
Canais de
Ouvidoria