A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF), realizou nesta quinta-feira (28) o II Seminário de Boas Práticas e Probidade no Serviço Público. O evento é resultado de um convênio de combate à corrupção, firmado entre a prefeitura de Florianópolis e a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DPGF. Para abordar o tema, o seminário foi estrutura em cima de quatro grandes temas: Integridade e Compliance; Estrutura Organizacional e Capacitação; Crimes Fazendários Municipais e Crimes de Corrupção.
O controlador-geral da prefeitura de Florianópolis, Rodrigo de Bona da Silva, Doutor em Economia e Governo em Madrid, na Espanha discorreu sobre integridade e Compliance. Além de larga experiência acadêmica, Rodrigo de Bona é auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.
O segundo tema do seminário versou sobre Estrutura Organizacional e Capacitação e contou com a expertise do delegado André Luiz Bermudez, diretor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina. Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, delegado Bermudez também é Mestre em Ciências Jurídicas pela Univali, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. O delegado também é pós graduado pela Uniderp, com especialização em Ciências penais, com formação para Magistério Superior.
O tema Crimes Fazendários Municipais foi explorado pela delegada Débora Mariani Jardim, titular da Delegacia de Investigação dos Crimes contra a Fazenda Pública, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A palestrante ostenta em seu currículo atuação na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI0 de Joinville e nas Delegacias de Polícia da Comarca de Santo Amaro da Imperatriz e de Palhoça. Ela também já exerceu suas atividades como delegada de Polícia em Minas Gerais e como agente de investigação do Gaeco de São Paulo.
O encerramento das atividades contou com a palestra do delegado Marcus Vinicíus Fraile sobre Crimes de Corrupção. Graduado em Direito pela Universidade Paulista, tem especialização em Inteligência Criminal pela Univali e em Criminalidade Organizada, com ênfase em corrupção, pela Academia Nacional de Polícia. O delegado também é professor do Curso de Combate à Corrupção da Acadepol. Ele também atuou na Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção e, atualmente, está a frente da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) de Palhoça. Ao final das apresentações todos os palestrantes receberam certificado de participação.
Canais de
Ouvidoria